Esportivo 100% elétrico é o carro mais rápido do mundo. Foto: Divulgação/BYD
O recorde mundial de velocidade do Yangwang U9 Xtreme foi reconhecido pelo prêmio TopGear.com 2026 como o “Momento do ano”. O esportivo atingiu 496,22 km/h na pista de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.
A premiação é realizada anualmente e seleciona os melhores carros em diversas categorias, nas quais os veículos elétricos vêm pedindo passagem. Os jurados geralmente são leitores de revistas e jornalistas especializados no setor automobilístico.
“Estamos profundamente honrados que a Top Gear tenha escolhido o recorde mundial do U9 Xtreme como o “Momento do Ano”. Esse marco reflete a tecnologia singular e a excelência em engenharia que definem a Yangwang”, celebra a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li. “Seguiremos desenvolvendo tecnologias capazes de redefinir o que é possível na era dos veículos elétricos”, completa.
Para a Top Gear, é um feito que representa apenas o começo de uma nova era de performance. “O U9 Xtreme faz o motor a combustão parecer fraco. O supercarro proporcionou um feito impressionante na Alemanha, alcançando 496,22 km/h e eletrizou todo o mundo automotivo. Temos a sensação de que superar a Bugatti em seu próprio jogo é apenas o começo”, pontua o editor-chefe da Top Gear, Jack Rix.

Características do Yangwang U9 Xtreme
O carro mais rápido do mundo pertence à marca superesportiva premium da BYD. Sua plataforma elétrica tem 1.200V, somada a quatro motores que oferecem 3.000 cv de potência e uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada. O sistema de propulsão opera em até 30 mil rpm e a bateria Blade LFP apresenta uma taxa de descarga de 30C.
Para conquistar o recorde, a suspensão DiSus-X do carro foi ajustada para suportar exigências extremas de condução em circuito. Também foram instalados pneus semi-slick para uso em pista. O piloto responsável pela marca foi o alemão Marc Basseng, especialista em alta velocidade.

Recordes do Yangwang U9 Xtreme
Vale pontuar também que, dias antes do recorde de velocidade, o carro havia quebrado uma outra marca, ao dar uma volta completa no circuito de Nürburgring Nordschleife em 6min59,157s. Essa pista é considerada uma das mais difíceis do mundo, pelas mais de 70 curvas espalhadas em seus quase 21 km. Nessa ocasião, outro piloto alemão esteve à frente do veículo: Moritz Kranz. Com isso, o Yangwang U9 Xtreme se tornou o primeiro modelo desse tipo a romper a barreira dos sete minutos no percurso.
O superesportivo possui apenas 30 unidades produzidas e disponíveis para venda. O primeiro comprador foi o brasileiro Leo Sanchez, piloto e empresário do ramo farmacêutico.
No Salão do Automóvel de São Paulo há um Yangwang U9 — não é a versão Xtreme — em exposição no estande da Denza, outra marca de luxo da BYD. O evento acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, até o dia 30 de novembro de 2025.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.