
Dados indicam crescimento da eletromobilidade mundial. Foto: Freepik
Pela primeira vez na história, as vendas de veículos elétricos a bateria (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) passaram da marca de 2 milhões de unidades em um mês. Segundo dados da consultoria britânica Rho Motion, 2,1 milhões de veículos elétricos foram vendidos em setembro. No acumulado do ano, já são 14,7 milhões de unidades vendidas, 26% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.
O mercado chinês foi responsável por praticamente dois terços dessas vendas, com 1,3 milhão de veículos comercializados em setembro. Nos primeiros nove meses de 2025, quase 9 milhões de veículos elétricos foram comercializados no país — aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2024 —, consolidando a China como principal mercado do mundo no segmento.
Na América do Norte, o comércio de veículos elétricos bateu recorde pelo segundo mês seguido, registrando um aumento de 66% em relação ao ano anterior, com cerca de 215 mil veículos. Os números são reflexos dos créditos fiscais federais promovidos pelo governo americano, que expiraram no dia 30 de setembro.
Outro mercado que obteve recorde em setembro foi o europeu, com aproximadamente 427 mil vendas de veículos elétricos, número que indica um crescimento de 36% em relação a setembro de 2024 e 55% em relação a agosto de 2025.
Impulsionados pela demanda crescente no Reino Unido e incentivos aprovados na Alemanha, a tendência é que a Europa fortaleça ainda mais o comércio de veículos elétricos nos próximos meses. Itália e Espanha, por exemplo, continuam se beneficiando dos incentivos no setor, com o mercado de veículos elétricos crescendo exponencialmente ano a ano nos dois países.

Corrida às lojas
O gerente de dados da Rho Motion, Charles Lester, avalia que os fortes incentivos fiscais foram fundamentais para a maior procura dos veículos elétricos plug-in pelos consumidores.
“As vendas globais de veículos elétricos ultrapassaram dois milhões de unidades em um único mês pela primeira vez, impulsionadas pela demanda recorde nos principais mercados. Os EUA dispararam na frente, com compradores correndo para reivindicar créditos fiscais prestes a expirar. O Reino Unido atingiu novos recordes com novos registros e o Subsídio para Carros Elétricos, e a Coreia do Sul estabeleceu recordes graças à Tesla, Hyundai, Kia e ao aumento das importações da BYD. No acumulado do ano, as vendas de veículos elétricos atingiram 14,7 milhões – um aumento de 26%”, falou Lester.
É importante ressaltar que a pesquisa levou em conta automóveis de passeio e veículos leves, excluindo comerciais pesados e patinetes elétricos das estatísticas.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.