Os quatro veículos entregues são de 12,1 m com piso baixo, capacidade para 70 passageiros e autonomia de 200 km a 250 km. Foto: Divulgação/Eletra
A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, passa a contar com quatro novos ônibus elétricos da Eletra. Os novos veículos foram entregues em evento realizado pela Prefeitura da cidade. Além dos ônibus, durante o evento, também foi apresentada a primeira concessionária a oferecer assistência técnica para os veículos da Eletra no mercado da região Sul, a Mecasul.
Os modelos entregues foram os de 12,1 m com piso baixo, capacidade para 70 passageiros e um cadeirante, e autonomia de 200 km a 250 km. Todos dispõem de ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB. Os ônibus serão operados pela Sudeste Transportes.
De acordo com a Eletra, esses quatro veículos, em comparação com os modelos a combustão, são capazes de reduzir em 426 toneladas o carbono emitido durante 1 ano na cidade. Durante sua vida útil, de cerca de 15 anos, seriam quase 6,4 milhões de toneladas a menos de CO2 no meio ambiente.
“Os ônibus elétricos, além de não poluírem o ar em absoluto, são silenciosos, diminuem a incidência de doenças, o que alivia o sistema de saúde, e colaboram com a preservação dos monumentos da cidade, pois não soltam fuligem. Além disso, o rendimento de um ônibus elétrico em Porto Alegre comparado, por exemplo, com a periferia de São Paulo, é significativamente melhor. E, esse projeto piloto da Prefeitura nos permitirá fazer todos os ajustes necessários para a melhor operação”, comenta Iêda Oliveira, diretora-executiva da Eletra.
O ônibus da Eletra tem a produção 100% nacional com tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG, além de chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP).
Novos ônibus e testes da Ankai
Além dos ônibus entregues pela Eletra, a cidade de Porto Alegre receberá outros oito da Marcopolo, adquiridos pelas empresas VTC e Nortran.
Junto com os 12 veículos elétricos previstos para a cidade, há também a infraestrutura de recarga, que será colocada nas garagens. Ao todo, essa operação custou cerca de R$ 38 milhões e foi subsidiada pela Prefeitura da capital gaúcha.
Outra empresa que estará disponível para os cidadãos de Porto Alegre será a Ankai. Nova no mercado nacional, a empresa deve realizar testes nas principais cidades do país. Porto Alegre e São Paulo devem ser as primeiras a receber o modelo importado da China. Na capital gaúcha, o veículo da Ankai ficará em circulação por 60 dias e atenderá os usuários da linha 520.3 Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.