Canal VE

18 de maio de 2024

Fabricante chinesa Ankai lança novos ônibus elétricos no Brasil

Ônibus elétrico da Ankai, de 12m

Ankai apresentou diversos modelos para o mercado nacional, entre eles o OE-12. Foto: Divulgação/Ankai

A Ankai, fabricante chinesa de ônibus elétricos, apresentou modelos que estarão disponíveis para o mercado nacional em breve. O modelo apresentado foi o Ankai OE-12, de uso urbano, de 12 metros de comprimento, além de versões que vão desde micro-ônibus, de 6 metros (OE-6), passando por tamanhos de 8 metros (OE-8) e 10 metros (OE-10).

A montadora chinesa é parceira comercial do Grupo SHC, empresa que também importa e comercializa os veículos da JAC Motors no Brasil. Os modelos apresentados já passam por homologação pela SPTrans e devem iniciar os testes operacionais em breve. 

De acordo com a empresa, os modelos serão importados de acordo com a demanda e serão oferecidos para outras cidades, como Curitiba, por exemplo.

Ônibus elétrico da Ankai, de 6m
Além do modelo de 12m, a marca possui em seu portfólio tamanhos de 6m (foto), 8m, 10m e 12m. Foto: Divulgação/Ankai

Sobre o Ankai OE-12

O ônibus elétrico Ankai OE-12 possui PBT (Peso Bruto Total) de 19 mil kg e capacidade para 32 passageiros sentados e espaço para um passageiro PCD. É equipado com eixos dianteiro e traseiro Dana, assim como motor elétrico também fabricado pela Dana, com potência máxima de 245 kW (aproximadamente 333 cv) de potência.

Com relação a bateria, o OE-12 possui três versões, todas da CATL. A versão mais simples conta com uma bateria de 300 kWh de capacidade e oferece autonomia de até 250 quilômetros. Já a intermediária, tem uma bateria de 338 kWh e pode percorrer uma distância de até 280 km. Na versão top de linha, que foi a apresentada no Brasil, a bateria conta com uma capacidade de carga de 423 kWh, o que lhe garante uma autonomia de até 350 km com apenas uma carga.

Segundo o diretor de operações da Ankai no Brasil, Vagner Rigon, o grande diferencial dos ônibus fabricados pela montadora chinesa é ser duas toneladas mais leve que os veículos disponíveis no país. Com esse peso a menos, os ônibus da Ankai podem ter uma autonomia ainda maior, na comparação com os outros veículos já comercializados no Brasil.

Ônibus elétrico da Ankai, de 8m
Além da capital paulista, a Ankai irá oferecer seus veículos para outras cidades do Brasil. Foto: Divulgação/Ankai

Ler o Anterior

BNDES investirá R$ 40 milhões em projetos de descarbonização

Ler o Próximo

Peugeot cria expectativas para o lançamento do E-5008 na Europa

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular