Com 36 carros disponibilizados para motoristas de aplicativo, foi evitado a emissão de 101 toneladas de CO2. Foto: Matheus Meireles/CPFL
O plano de mobilidade elétrica Net Zero, da CPFL, evitou a emissão de 101 toneladas de CO2 em oito meses de vigência, com a utilização de carros elétricos por motoristas parceiros. Foi o que divulgou a empresa de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.
Ao todo, foram disponibilizados os aluguéis de 36 Renault Zoe, com desconto, para motoristas de aplicativo, que ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros rodados, ao longo desses oito meses.
Composta por várias frentes, a companhia de energia elétrica já vem investindo na mobilidade elétrica, com frotas e infraestrutura de recarga. Até o final de 2024, a CPFL terá investido cerca de R$ 45 milhões em cinco projetos já em andamento, desenvolvidos em parceria com universidades, institutos de pesquisa e iniciativa privada, por meio de Chamada Pública da ANEEL.
“Estamos empenhados em buscar e viabilizar soluções inovadoras de mitigação e adaptação para responder aos desafios cada vez mais intensos e frequentes das mudanças climáticas. Uma das alternativas em avaliação para a redução das nossas emissões de GEE (gases de efeito estufa) é a substituição de veículos da frota operacional por modelos 100% elétricos”, destaca Bruno Monte, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia.
Entre outras iniciativas já previstas, a meta da empresa é ter 15% da frota técnica operacional pesada elétrica, entre as quatro distribuidoras do grupo até 2030.
Outras iniciativas
Além dessa aplicação com motoristas de aplicativo, a empresa mantém vários estudos que visam entender as melhores aplicações e soluções em negócios que o grupo atua. Os avanços e estudos vão de modelos de eletropostos e aplicativos para pagamento da recarga a ônibus elétrico.
Uma das aplicações testadas é o eletroposto sustentável, que foi desenvolvido a partir de estrutura que utiliza energia elétrica gerada por painéis fotovoltaicos. Esse modelo de estação é capaz de abastecer tanto veículos elétricos como híbridos.
Os testes dessa nova proposta ajudarão a empresa e seus parceiros a entender na prática possíveis modelos de negócios, além de aprimorar definições regulatórias e legais que tornarão o uso viável à sociedade.
Outra ação em teste é o aplicativo para a utilização do serviço de recarga da companhia. A plataforma viabiliza a operação do eletroposto, além do pagamento pela recarga. Seguindo o conceito de laboratório vivo (living lab), o projeto também conta com a instalação de eletropostos e operação de veículos elétricos para gerar dados e validar a plataforma em aplicação real. O app já foi testado por mais de 2 mil pessoas.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.