
Spott foca na expansão dos serviços de gestão de eletropostos no Brasil e na América Latina. Foto: Divulgação/Freepik.
A Spott, plataforma SaaS (Software as a Service) que simplifica a gestão de redes de carregamento de veículos elétricos, recebeu um aporte do Patria Investimentos, por meio do fundo Patria Igah IV. O investimento da gestora global de ativos alternativos apoiará a expansão da empresa brasileira, que desenvolve soluções para impulsionar a eletromobilidade no Brasil e na América Latina. O valor do aporte do Patria não foi divulgado.
Fundada em 2022, a Spott já havia captado R$ 20 milhões de investimentos, incluindo aportes da Positive Ventures e da AcNext Capital.
A empresa brasileira oferece uma solução tecnológica que permite a operadores de eletropostos gerenciar múltiplos carregadores, independentemente do porte da operação, automatizar cobranças e otimizar o uso de energia. Tudo isso com um modelo asset light, tecnologia proprietária e foco em eficiência e escalabilidade na infraestrutura de recarga.
Segundo Pedro Melzer, co-CEO da vertical de High Growth do Patria, o investimento reforça a mobilidade elétrica como um vetor estratégico de crescimento sustentável.
“A Spott é uma empresa que está na vanguarda da mobilidade elétrica no Brasil, conectando motoristas e operadores, e que vem crescendo junto a esse mercado em forte expansão. O investimento se alinha perfeitamente com nossa tese de mobilidade elétrica e o compromisso de apoiar soluções sustentáveis na América Latina”, afirmou Melzer, em nota.
Para Thiago Moreno, CEO da Spott, a parceria vai além do capital: representa um alinhamento de propósito e visão para transformar o setor.
“Fizemos essa escolha [do aporte do Patria Investimentos] por enxergar na gestora um histórico sólido, forte sinergia com nosso ecossistema de negócios e um alinhamento genuíno de visão e propósito na transformação do setor”, afirmou Moreno, também em nota.
Investimento estratégico
De acordo com a Bloomberg Línea, que divulgou o investimento, a vertical de High Growth do Patria (PAX) foi lançada oficialmente em março de 2025, por meio de uma união entre o Patria, Kamaroopin e Igah Ventures.
A estratégia é focada em investir em empresas com alto potencial de expansão, transformação digital e fortalecimento de práticas de gestão.
Histórico de sucesso
A empresa brasileira havia sido eleita, em 2023, como uma das dez startups do mundo que deveriam ser acompanhadas de perto na área de infraestrutura para veículos elétricos, segundo lista da StartUs Insights, sendo a única empresa da América Latina a receber o reconhecimento.
A presença na lista da empresa austríaca rendeu ainda o convite para a Spott expor suas tecnologias no London EV Show, um dos eventos de eletromobilidade mais importantes da Europa, no mesmo ano.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.