Carreata do Dia da Mobilidade Elétrica passou pela Avenida Paulista. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.
Um dia para viver o futuro antes do tempo. Assim foi a 7ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica, celebrado em 27 de maio de 2023, que reuniu cerca de 700 veículos elétricos e híbridos em uma grande carreata pelas ruas e avenidas de São Paulo até chegar à Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde o público pôde vivenciar a experiência da eletromobilidade em diversas formas.
O desfile de veículos eletrificados, que teve concentração na Rua Treze de Maio, no Jardim Bela Vista, contou com a participação de modelos de diversas marcas, como Tesla, BYD, Volvo, GWM, BMW, GM, Renault, Nissan e Jaguar, entre outros. Além deles, motos, patinetes, tuk tuks e até carros em miniatura, todos elétricos, participaram do evento. Quem não tinha um veículo elétrico também pôde participar do movimento em dois ônibus da Eletra disponíveis para a população, enquanto agentes de trânsito da CET deram apoio ao passeio em motos igualmente elétricas.
Já na Praça Charles Miller, os participantes puderam realizar cerca de 1,2 mil test-drives e test-rides em carros, motos e patinetes elétricos, enquanto tiravam dúvidas com instrutores. O ingresso social proporcionou a arrecadação de 300kg de alimentos, que foram encaminhados para a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto).
O Canal VE apoiou o Dia da Mobilidade Elétrica e participou da carreata com o BYD Yuan Plus, cedido pela montadora chinesa.
Consolidação do evento
Para Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS (Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável) e da MES Eventos, organizadora do DME, esta pode ser considerada a edição de consolidação da mobilidade elétrica no País.
“Desde 2016, quando organizamos o primeiro DME, o crescimento é notável, em todos os aspectos, desde a diversidade de fornecedores e expositores até a própria presença de público. Mas, acredito que o grande destaque seja o engajamento das pessoas em prol de uma mobilidade moderna e sustentável nas grandes cidades. O desejo de transição energética é cada vez mais evidente entre os participantes”, afirmou.
Confira o vídeo do Dia da Mobilidade Elétrica:
Já o secretário municipal de mobilidade e trânsito de São Paulo, Celso Gonçalves Barbosa, disse que o DME já faz parte do calendário de eventos da capital paulista. “A mobilidade é um dos focos da prefeitura da capital. Já no ano que vem devemos colocar em circulação uma ampla frota de ônibus elétricos”, afirmou, lembrando o compromisso assumido pela prefeitura de colocar 2,6 mil ônibus elétricos em operação até 2024.
Experiência na eletromobilidade
Entre os veículos expostos ou disponíveis para test-drive no DME estavam o Tesla Model Y, Mustang Mach-E, BYD Han, BYD Tan, Jaguar I-Pace, BMW i3, Mini Cooper Elétrico, Peugeot e-3008 e Peugeot e-2008, GWM Haval H6, Chevrolet Bolt EUV, Peugeot E-Expert, além de diversos modelos de patinetes, bicicletas e motocicletas elétricos.
Presente ao evento, o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, destacou que o evento conseguiu mostrar, de diferentes formas, os benefícios da mobilidade elétrica para a população.
“Cada vez mais a mobilidade elétrica está presente na vida das pessoas. Isso significa mais qualidade de vida para a população, com menos ruído nas cidades e mais qualidade do ar”, afirmou Bastos, que é também diretor de relações institucionais e governamentais da GWM Brasil.
Salão e Congresso em outubro
O Dia da Mobilidade Elétrica faz parte do rol de organizações da MES Eventos voltados à mobilidade elétrica. Em outubro, a empresa vai organizar a 18ª edição do VE Latino-Americano, conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP).
Simultaneamente ao Salão, também ocorrerá mais uma edição do C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que conta com palestras e discussões sobre tecnologia aplicada à eletromobilidade, rumos da mobilidade e políticas públicas.
Na edição 2022, o evento movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios e recebeu 3 mil visitantes diários.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.