Canal VE

18 de julho de 2024

Organização celebra resultados do Dia da Mobilidade Elétrica

Ônibus elétrico verde está ao lado de carro elétrico branco na Avenida Paulista

Carreata do Dia da Mobilidade Elétrica passou pela Avenida Paulista. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Um dia para viver o futuro antes do tempo. Assim foi a 7ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica, celebrado em 27 de maio de 2023, que reuniu cerca de 700 veículos elétricos e híbridos em uma grande carreata pelas ruas e avenidas de São Paulo até chegar à Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde o público pôde vivenciar a experiência da eletromobilidade em diversas formas.

O desfile de veículos eletrificados, que teve concentração na Rua Treze de Maio, no Jardim Bela Vista, contou com a participação de modelos de diversas marcas, como Tesla, BYD, Volvo, GWM, BMW, GM, Renault, Nissan e Jaguar, entre outros. Além deles, motos, patinetes, tuk tuks e até carros em miniatura, todos elétricos, participaram do evento. Quem não tinha um veículo elétrico também pôde participar do movimento em dois ônibus da Eletra disponíveis para a população, enquanto agentes de trânsito da CET deram apoio ao passeio em motos igualmente elétricas.

Homem de boné dirige carro elétrico durante evento
Dia da Mobilidade Elétrica realizou cerca de 1,2 mil test-drives na Praça Charles Miller. Foto: Wissam Haddad.

Já na Praça Charles Miller, os participantes puderam realizar cerca de 1,2 mil test-drives e test-rides em carros, motos e patinetes elétricos, enquanto tiravam dúvidas com instrutores. O ingresso social proporcionou a arrecadação de 300kg de alimentos, que foram encaminhados para a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto).

O Canal VE apoiou o Dia da Mobilidade Elétrica e participou da carreata com o BYD Yuan Plus, cedido pela montadora chinesa.  

Imagem destaca BYD Yuan Plus na carreata de carros elétricos pela Avenida Paulista.
Equipe do Canal VE participa de carreata à bordo de um BYD Yuan Plus. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Consolidação do evento

Para Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS (Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável) e da MES Eventos, organizadora do DME, esta pode ser considerada a edição de consolidação da mobilidade elétrica no País. 

“Desde 2016, quando organizamos o primeiro DME, o crescimento é notável, em todos os aspectos, desde a diversidade de fornecedores e expositores até a própria presença de público. Mas, acredito que o grande destaque seja o engajamento das pessoas em prol de uma mobilidade moderna e sustentável nas grandes cidades. O desejo de transição energética é cada vez mais evidente entre os participantes”, afirmou.

Confira o vídeo do Dia da Mobilidade Elétrica:

Já o secretário municipal de mobilidade e trânsito de São Paulo, Celso Gonçalves Barbosa, disse que o DME já faz parte do calendário de eventos da capital paulista. “A mobilidade é um dos focos da prefeitura da capital. Já no ano que vem devemos colocar em circulação uma ampla frota de ônibus elétricos”, afirmou, lembrando o compromisso assumido pela prefeitura de colocar 2,6 mil ônibus elétricos em operação até 2024.

Com uma camisa laranja, Ricardo Guggisberg fala ao microfone enquanto lê um papel
Ricardo Guggisberg, organizador do Dia da Mobilidade Elétrica, discursa na abertura do evento. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Experiência na eletromobilidade

Entre os veículos expostos ou disponíveis para test-drive no DME estavam o Tesla Model Y, Mustang Mach-E, BYD Han, BYD Tan, Jaguar I-Pace, BMW i3, Mini Cooper Elétrico, Peugeot e-3008 e Peugeot e-2008, GWM Haval H6, Chevrolet Bolt EUV, Peugeot E-Expert, além de diversos modelos de patinetes, bicicletas e motocicletas elétricos.

Presente ao evento, o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, destacou que o evento conseguiu mostrar, de diferentes formas, os benefícios da mobilidade elétrica para a população. 

“Cada vez mais a mobilidade elétrica está presente na vida das pessoas. Isso significa mais qualidade de vida para a população, com menos ruído nas cidades e mais qualidade do ar”, afirmou Bastos, que é também diretor de relações institucionais e governamentais da GWM Brasil.

Dois ônibus elétricos verdes estão estacionados em frente à fachada do estádio do Pacaembu
ônibus elétricos da Eletra participaram de exposição na Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Salão e Congresso em outubro

O Dia da Mobilidade Elétrica faz parte do rol de organizações da MES Eventos voltados à mobilidade elétrica. Em outubro, a empresa vai organizar a 18ª edição do VE Latino-Americano, conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP). 

Simultaneamente ao Salão, também ocorrerá mais uma edição do C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que conta com palestras e discussões sobre tecnologia aplicada à eletromobilidade, rumos da mobilidade e políticas públicas.

Na edição 2022, o evento movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios e recebeu 3 mil visitantes diários

Homem dirige carro elétrico em miniatura em frente de outros carros reais
Dia da Mobilidade Elétrica teve exposição de carros elétricos e até miniaturas. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

Ler o Anterior

VW e Enel X Way fecham acordo de carregadores para o e-Delivery

Ler o Próximo

Carros elétricos são estratégicos para a descarbonização do Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular