
Novo Xiaomi YU7 teve cerca de 200 mil encomendas em apenas três minutos. Foto: Divulgação/Xiaomi
A Xiaomi anunciou oficialmente o lançamento de seu primeiro SUV 100% elétrico, o YU7. O anúncio ocorreu durante um grande evento de apresentação de produtos da marca, que também revelou que o veículo terá preço inicial de 253.500 yuans (aproximadamente US$ 35.000, ou cerca de R$ 192,3 mil) e estará disponível em três versões, Standard, Pro e Max, inicialmente vendidos apenas na China. O sucesso foi tanto que a empresa afirmou ter recebido 200 mil encomendas em apenas três minutos.
Todas as versões do YU7 utilizam a arquitetura de alta tensão de carboneto de silício de 800 V da Xiaomi e contam com os motores V6s Plus da empresa.
O YU7 básico é um modelo com tração traseira, com 235 kW de potência, uma bateria LFP de 96,3 kWh e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,88 segundos.
O modelo Pro conta com motores duplos para tração integral, aumentando a potência para 365 kW e reduzindo o tempo de 0 a 100 km/h para 4,27 segundos.
Já a versão Max, de especificação superior, conta com motores duplos, produzindo 508 kW (690 cv) e 866 Nm, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,23 segundos (2,98 segundos, excluindo o atraso na largada) e atingindo uma velocidade máxima de 253 km/h. Ele utiliza uma bateria NCM de 101,7 kWh.
A autonomia varia de acordo com a configuração: 835 km (Standard), 770 km (Pro) e 760 km (Max), todos sob os padrões CLTC. O YU7 suporta carregamento ultrarrápido de 5,2 C, totalizando 620 km em 15 minutos.
Recorde de vendas
Após o anúncio do YU7 e abertura de vendas, a Xiaomi divulgou que em apenas três minutos, mais de 200 mil veículos já foram encomendados.
Lei Jun, CEO da Xiaomi, previu que a demanda pelo YU7 será cerca de três vezes maior do que a do primeiro modelo da empresa, o sedã SU7, lançado no ano passado. Na China, a proporção de vendas de SUVs em relação aos sedãs é de cerca de 3:1.
A termos de comparação entre ambos, o SU7, lançado em 28 de março de 2024, recebeu 50 mil pré-encomendas em 27 minutos e quase 90 mil nas primeiras 24 horas, praticamente esgotando o carro para o resto do ano devido à capacidade limitada da fábrica da Xiaomi em Pequim. Desde o seu lançamento (março de 2024 a maio de 2025), o SU7 entregou mais de 272 mil unidades, de acordo com o China EV DataTracker.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.