Nissan revela nova estratégia para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas. Foto: Divulgação/Nissan.
A Nissan revelou uma nova estratégia para o desenvolvimento de motorização eletrificada, chamada de “X-em-1”. A ideia é compartilhar e modularizar componentes-chave de veículos elétricos e equipados com a tecnologia de hibridização e-Power para reduzir custos.
Segundo a marca, a nova metodologia garantirá uma redução de 30% nos custos de desenvolvimento e manufatura em 2026, em comparação com 2019. Assim, a Nissan pretende atingir a paridade de preços entre seus motores e-Power e a combustão interna até meados de 2026. Já os veículos totalmente elétricos devem atingir a paridade de custos em 2030.
Por meio da estratégia X-em-1, a fabricante japonesa pretende aumentar ainda mais a competitividade de seus veículos elétricos e equipados com a tecnologia e-Power.
A Nissan desenvolveu um protótipo de motorização 3-em-1, que modulariza o motor elétrico, inversor e redutor, que deverá ser utilizado em veículos elétricos. Já o protótipo 5-em-1 – que também modulariza o gerador e o sistema de engrenagens – está previsto para ser utilizado em veículos equipados com o sistema e-Power.
Diferencial para o futuro
A estratégia, que cobre as variantes 3-em-1, 5-em-1 e outras, foi desenvolvida para permitir que os principais componentes de veículos elétricos e da motorização e-Power sejam fabricados na mesma linha de produção.
Para Toshihiro Hirai, vice-presidente sênior da Nissan, que comanda o desenvolvimento de motorizações e veículos elétricos, a nova estratégia será um diferencial para o futuro da montadora.
“Aproveitamos ao máximo nossa expertise e know-how de mais de uma década no desenvolvimento e produção de tecnologias de eletrificação. Por meio de nossas inovações no desenvolvimento de motorizações eletrificadas, vamos continuar criando novo valor para os clientes e entregando modelos com tração 100% elétrica – veículos elétricos e equipados com o sistema e-Power – da forma mais abrangente possível”, afirmou.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.