Canal VE

13 de abril de 2024

Motoristas de carros elétricos são menos estressados, diz pesquisa

Duas filas de carros mostram trânsito congestionado em pista durante o pôr do sol

Mesmo com o avanço da eletromobilidade, o etanol ainda será útil para a produção de Hidrogênio Verde. Foto: Envato/Elements

Uma recente pesquisa realizada no Reino Unido mostrou que os condutores de carros elétricos ou híbridos tendem a sentir menos estresse no trânsito do que quem dirige um carro movido a combustão.

O levantamento da DS Automobiles, marca de carros premium da Stellantis, ouviu cerca de 2 mil condutores. Segundo o estudo, 78% dos entrevistados disseram ter experimentado algum tipo de estresse nas ruas e avenidas das grandes cidades. Mas 38% dos proprietários que optaram por carros elétricos e híbridos disseram que perceberam uma melhora no bem-estar ao dirigir, em comparação aos modelos que dirigiam antes, movidos a gasolina ou diesel.

Além disso, 31% dos entrevistados que disseram sofrer de estresse ao dirigir um veículo confirmaram que isso afeta negativamente a capacidade na condução, ou seja, motoristas estressados estão mais propensos a tomar decisões precipitadas no trânsito, e prestar menos atenção a potenciais riscos.

De olho no próximo carro

Ainda de acordo com a pesquisa, 20% desses motoristas dizem considerar recursos projetados para evitar o estresse na condução de um veículo quando procuram um novo carro. E dentre esses recursos, a direção silenciosa e refinada, típicas de um carro elétrico, foi citada por 41% dos entrevistados.

“Às vezes, dirigir pode ser tão estressante quanto agradável, mas um dos muitos benefícios de mudar para a eletricidade é que ela pode ajudar os motoristas a se sentirem mais relaxados ao volante”, disse Jules Tilstone, diretor administrativo da DS Automobiles no Reino Unido. 

A pesquisa da DS Automobile com 2 mil motoristas do Reino Unido foi realizada em maio de 2022.

Ler o Anterior

Cadeirinha ou bebê conforto? Saiba como escolher a certa

Ler o Próximo

Qual o valor para carregar um carro elétrico?

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular