Yangwang U9 é supercarro premium de marca subsidiária da BYD. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD continua a diversificar seu portfólio de carros elétricos. Agora, a companhia chinesa acaba de apresentar dois modelos de sua nova marca super premium Yangwang: o SUV de alto luxo off-road Yangwang U8 e o supercarro Yangwang U9, ambos 100% elétricos.
A plataforma de altíssima tecnologia e4 deverá equipar os futuros lançamentos da marca Yangwang. Ela representa uma avançada e inédita tecnologia, de propulsão independente de quatro motores elétricos, que será produzida em massa na China.
De acordo com a fabricante, em comparação ao powertrain dos veículos de combustível convencional, a plataforma e4 é capaz de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos quatro motores.
“A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global.
Modelos premium
Os novos modelos Yangwang U8 e U9 foram apresentados na China em 5 de janeiro de 2023. Enquanto o U8 é um SUV off-road elétrico, o U9 é um supercarro puro elétrico de alto desempenho.
Lançado como o primeiro modelo da Yangwang, o SUV U8 usa quatro motores elétricos independentes para produzir um total de 820 kW, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos.
Apesar de seu desempenho de supercarro, o YangWang U8 foi projetado como um veículo off-road, com mais de 5,3 metros de comprimento, 2 metros de largura, e distância entre-eixos de 3,05 metros. Mas uma característica bastante diferente chama a atenção: o modelo é “anfíbio”. Graças à vedação da carroceria e à impermeabilização de grau IP68 nos motores elétricos, a BYD diz que seu novo SUV pode “flutuar” para atravessar áreas alagadas sem risco de danos (veja vídeo).
Já o supercarro premium U9 se apresenta como um carro elétrico de alta performance que promete fazer frente aos modelos de referência do segmento. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos, segundo a montadora.
A marca não revelou detalhes técnicos, mas acredita-se que o U9 tenha quatro motores de 240 kW (322 cv) cada, o que resultaria em uma potência combinada de 960 kW (1.300 cv). Com aerodinâmica arrojada, o supercarro elétrico se apresenta como um dos mais rápidos do mundo.
Os veículos devem chegar ao mercado chinês em 2024. Os preços ainda não foram anunciados pela Yangwang.
Nova plataforma
Segundo a montadora, a plataforma e4 é considerada uma tecnologia disruptiva, ou seja, que deverá criar novos padrões e referências para as opções existentes no mercado, na medida em que se afasta de conceitos técnicos convencionais para proporcionar uma nova abordagem à segurança veicular.
O princípio dessa tecnologia apareceu no protótipo ET lançado pela BYD há vinte anos, que foi inspirado no controle perfeito, que lembra a postura de um “guepardo correndo”. Quatro motores elétricos acionam separadamente as quatro rodas, oferecendo maior segurança e desempenho.
É também uma tecnologia de propulsão inovadora que finalmente será produzida em série, graças aos importantes avanços alcançados em três campos fundamentais: o motor elétrico, a bateria e o sistema de controle eletrônico.
Ainda de acordo com a fabricante, além da segurança, a plataforma e4 também oferece o máximo desempenho e experiência de direção. Pode atingir 20.500 rpm e uma potência superior a 1.100 cavalos, permitindo que os veículos circulem em diversas condições.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.