
JBS aumentou em sete vezes o número de veículos elétricos em sua logística. Foto: Divulgação/JBS
A JBS chegou a 281 veículos em sua frota 100% elétrica. Nos últimos três anos, a empresa de alimentos multiplicou por sete o número de veículos em circulação em suas operações logísticas, evitando a emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO2 no período.
Um dos objetivos da marca no recente acréscimo de veículos à frota é expandir as operações de last mile para outros centros urbanos, fora de capitais. Um exemplo é a Região Metropolitana de Campinas (SP), uma das mais populosas do Interior de São Paulo. Agora, a empresa conta com 14 caminhões elétricos, sendo 10 na própria cidade, e quatro nas cidades vizinhas Indaiatuba e Amparo.
A JBS atua em parceria com a No Carbon, empresa locadora de veículos comerciais 100% elétricos, especializada na descarbonização de frotas logísticas. Os modelos utilizados são JAC iEV1200T, com PBT de 8,5 toneladas e capacidade de carga líquida de 4,98 toneladas.
“Investir em soluções sustentáveis alia compromisso ambiental e eficiência, contribuindo para a redução de impactos e a otimização das operações”, afirma Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS.
“Além de minimizar a emissão de CO2, os caminhões elétricos da frota No Carbon representam uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel. É uma solução vantajosa para a JBS, para nossos parceiros e para o meio ambiente”, completou.
Processo de descarbonização
Os caminhões elétricos oferecem grande eficiência operacional, aproveitando até 90% da energia disponível, em comparação com os 30% de um modelo a diesel, o que reduz significativamente o custo de abastecimento por quilômetro rodado.
Além disso, com menos componentes a serem substituídos, como filtros de ar, óleo e combustível, as manutenções preventivas e corretivas são mais rápidas, menos frequentes e até sete vezes mais baratas.
Os caminhões elétricos fornecidos pela No Carbon, com capacidade de até 3 toneladas, são equipados com baús frigoríficos que mantêm os produtos resfriados sem consumir a energia do próprio veículo, sendo ideais para operações urbanas com autonomia de até 150 km.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.