Investimentos na produção de veículos elétricos está alavancando a indústria americana. Foto: Divulgação/Ford.
As políticas públicas do governo dos Estados Unidos favoráveis à eletromobilidade geraram mais de US$ 120 bilhões (628,7 bilhões) em investimentos e 143 mil novos postos de trabalho na cadeia produtiva nos últimos 8 anos, de acordo com relatório do Fundo de Defesa Ambiental (EDF) daquele país.
Entre as medidas adotadas pelo governo americano estão a Lei de Redução de Inflação e a Lei Bipartidária de Infraestrutura, que ajudaram a alavancar a indústria automotiva nos Estados Unidos.
“Este relatório captura a corrida para o topo nos estados de todo o país, de Michigan à Geórgia e Nevada, para garantir os investimentos e empregos significativos ligados à fabricação de veículos elétricos”, afirmou Peter Zalzal, vice-presidente associado da EDF para estratégias de ar limpo. “Em pouco mais de um ano, os investimentos históricos na Lei de Redução da Inflação e na Lei Bipartidária de Infraestrutura ajudaram a lançar um renascimento da fabricação de veículos nos Estados Unidos”
Impactos das políticas públicas
O relatório “Investimentos e empregos na fabricação de veículos elétricos nos EUA: Caracterizando os impactos da Lei de Redução da Inflação após 6 Meses”, divulgado pela EDF, detalhou que as políticas federais expandiram e aceleraram drasticamente o investimento em instalações de fabricação de veículos elétricos dos EUA e as baterias para alimentá-los.
Os fabricantes anunciaram mais de US$ 120 bilhões em investimentos nos últimos oito anos, sendo que 73% deste montante foram anunciados nos últimos 15 meses — desde que o Congresso aprovou a Lei Bipartidária de Infraestrutura — e 42% do total foram anunciados apenas nos últimos seis meses — desde que o Congresso aprovou a Lei de Redução de Inflação.
De acordo com o relatório, o investimento tem como consequência um grande número de novos empregos relacionados a veículos elétricos nos EUA. Fabricantes anunciaram 143 mil novos postos de trabalho no setor de veículos elétricos nos últimos oito anos, sendo que 66% dessas novas vagas foram criadas nos últimos 15 meses, e 32% desses empregos foram anunciados apenas nos últimos seis meses, mais uma vez relacionando a criação de empregos à Lei Bipartidária de Infraestrutura e à Lei de Redução de Inflação, respectivamente.
Força da indústria
Segundo o relatório, até 2026, essas instalações já anunciadas nos EUA serão capazes de produzir cerca de 4,3 milhões de novos carros elétricos e caminhões a cada ano. Para comparação, isso representa cerca de um terço de todos os veículos novos vendidos nos EUA no ano passado.
O relatório encontrou níveis ainda maiores de investimento na capacidade de fabricação de baterias dos EUA. Até 2026, apenas essas instalações americanas anunciadas serão capazes de produzir baterias suficientes para abastecer mais de 11 milhões de novos veículos de passageiros com emissão zero a cada ano, o que representaria mais de 80% de todos os veículos novos vendidos no ano passado.
Por fim, o relatório também constatou que os investimentos, a capacidade de produção e os empregos nos EUA no setor de veículos elétricos provavelmente continuarão a crescer, especialmente em resposta às ações do governo esperadas no futuro, incluindo padrões nacionais de emissões de veículos para carros e caminhões de passageiros.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.