Intelbras oferece diversos tipos de carregadores para veículos elétricos, como o modelo Business, de 22 kW. Foto: Divulgação/Intelbras.
O crescimento da frota de veículos eletrificados no Brasil está provocando mudanças nas grandes empresas do país, que passam a olhar com mais atenção para esse mercado em potencial. Um dos exemplos mais recentes é a Intelbras, que acaba de lançar uma linha completa de carregadores para veículos elétricos, em seis modelos diferentes: portátil Mini (3kW), Home (7,4 kW), City (7,4 kW e 11 kW), e Business (7,4 kW e 22 kW).
Os equipamentos, desenvolvidos desde o final de 2021, são compatíveis com os principais modelos de veículos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) disponíveis no país. O lançamento oficial da linha de carregadores aconteceu em São José (SC), onde fica a matriz da empresa, na Região Metropolitana de Florianópolis, em 15 de fevereiro de 2023.
“A Intelbras acredita muito no potencial de crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil. Nós acompanhamos os estudos internacionais e nacionais, e temos certeza de que os veículos elétricos já são uma realidade”, afirma Jairo Alves Ferreira e Silva, analista de produtos e negócios da Intelbras.
Referência no mercado brasileiro de telecomunicações, segurança e energia, a empresa catarinense quer se tornar referência também na mobilidade elétrica.
“A Intelbras está presente em 98% dos municípios com potencial de consumo de eletroeletrônicos no Brasil. Nós temos uma alta capilaridade, com uma diversa gama de produtos nas casas das pessoas, nos condomínios, nas empresas, câmeras, controle de acesso, etc. Olhando esse cenário de possibilidades, estamos oferecendo uma linha completa de carregadores para veículos elétricos, desde um modelo portátil, para atender o mercado de reposição; um equipamento para o uso residencial, que é o Home; a linha City, que vai estar dentro dos condomínios e estacionamentos, e até a linha Business, que fará parte de comércios, supermercados e similares”, diz.
“São diversas oportunidades em que a Intelbras já está presente. Por isso, nós já chegamos com um portfólio completo para esse mercado da mobilidade elétrica”, finaliza.
Neste primeiro momento, os equipamentos são importados, desenvolvidos pelas equipes de P&D da Intelbras no Brasil e na Ásia (onde a empresa também possui uma estrutura de testes), mas o objetivo é ter fabricação nacional dos produtos no futuro.
Simulador auxilia consumidores
Os carregadores para veículos elétricos têm preços entre R$ 3,2 mil e R$ 12 mil, dependendo da configuração e da potência escolhida. Mas o consumidor pode avaliar na plataforma da Intelbras qual é o melhor equipamento, de acordo com o uso.
“A gente tem um simulador, bem dinâmico e fácil de usar. Você seleciona marca, modelo e ano do seu veículo elétrico, e o simulador diz qual é o carregador ideal e qual é o tempo que demora para carregar aquele veículo. É claro que existem variáveis num carregamento de 0% a 80%, mas nós direcionamos qual é o carregador ideal para evitar uma compra equivocada”, conta Jairo.
Além disso, a empresa disponibiliza um sistema de suporte para os consumidores, desde o primeiro atendimento até o pós-venda. “Nós prezamos muito pela qualidade dos equipamentos entregues ao mercado, mas não só isso, nós trazemos como diferencial o capital humano. Nós temos uma base muito grande de revendas especializadas. Nosso centro de treinamento capacita anualmente milhares de pessoas em todo o Brasil. Então, se a pessoa precisa de um carregador, com instalação de qualidade e certificada com base em normas, a revenda Intelbras vai fazer esse serviço com primor”, afirma.
Reforço na infraestrutura de recarga
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) estima que há cerca de 3 mil carregadores públicos e semipúblicos instalados no Brasil atualmente. A entrada da Intelbras no setor deve impulsionar a presença de carregadores no mercado.
Por meio do aplicativo Intelbras CVE, disponível nas lojas de aplicativos, os usuários podem verificar diversas informações, como localização das estações disponíveis pela Intelbras e por empresas parceiras, recargas realizadas e tarifações, entre outros. Todas as estações são integráveis com o software para gestão Intelbras CVE-Pro, que possibilita fazer o rateio de despesas, criação de grupos de usuários e limitação de potência por estação de carregamento, através da plataforma de gestão da estação de recarga.
De acordo com a diretora da unidade de energia da Intelbras, Maria Helena Garcia, a entrada da companhia nesse mercado vai impulsionar a rede de infraestrutura de recarga de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in no Brasil.
“O mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor, mas ainda precisa de uma infraestrutura que consiga suprir a demanda da população, para utilização do produto em casas, condomínios, estacionamentos e no próprio setor público. A linha da Intelbras vem para suprir a necessidade de todos esses públicos, indo do modelo portátil aos de maior potência”, diz a executiva.
“A Intelbras está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo de eletroeletrônicos no país por meio de seus distribuidores e revendedores, que representam uma grande fortaleza nossa, prestando um serviço de qualidade para nossos clientes”, finaliza Maria Helena.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.