Honda planeja ter 30 modelos de veículos elétricos sobre duas rodas até 2030. Foto: Divulgação/Honda.
A Honda atualizou sua previsão de vendas de motos e scooters elétricas até 2030 para 4 milhões de unidades. A nova meta (500 mil unidades a mais que a anterior, anunciada em 2022) será alcançada, segundo a marca, com modelos mais baratos, graças à evolução das células LFP (lítio-ferro-fosfato).
A fabricante japonesa anunciou, no final de novembro de 2023, que tem planos de lançar até 30 modelos de veículos elétricos de duas rodas, com redução de custos de 50% em comparação com os modelos atuais, de baterias substituíveis. As baterias de estado sólido também estão na agenda a médio e longo prazo.
Para isso, a Honda está investindo 100 bilhões de ienes (cerca de R$ 3,35 bilhões) durante o atual período de 5 anos, de 2021 a 2025, e investirá 400 bilhões de ienes (R$ 13,38 bilhões) adicionais durante os próximos 5 anos, de 2026 a 2030.
Redução de custos
A Honda anunciou que uma nova plataforma modular também vai contribuir para a redução de custos de produção. A bateria, a unidade de acionamento e o chassi serão modularizados, possibilitando diversas variações no processo de fabricação para atender todas as necessidades dos clientes.
Além disso, a Honda apresentará um novo modelo globalmente em 2024, baseado no SC e: Concept, recentemente exibido no Japan Mobility Show 2023, que será seguido pelas introduções globais de modelos “orientados para a alta cilindrada” e modelos elétricos plug-in em 2025.
A fabricante japonesa apresentará, ainda, modelos elétricos em diversas categorias, como superesportivos, naked, offroad, bicicletas infantis e ATVs, acelerando suas iniciativas para construir uma linha completa de modelos elétricos, adotando uma abordagem proativa para introduzir um total de mais de 30 modelos elétricos até 2030.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.