GWM promove avaliação de peças de um Haval H6 HEV com mais de 50 mil km rodados. Foto: Divulgação/GWM.
A GWM desmontou um Haval H6 HEV que havia rodado pouco mais de 51 mil quilômetros para verificar a durabilidade e a confiabilidade do modelo, e o resultado foi considerado positivo. “É um carro que revelou robustez e qualidade de construção surpreendentes”, disse o especialista em mecânica automotiva Fábio Fukuda.
O carro desmontado tinha exatamente 51.886 quilômetros em seu odômetro no momento do desmonte. Segundo a montadora, o modelo foi utilizado por diferentes motoristas e em diversas situações de rodagem, como trânsito urbano intenso, estradas de terra e altas velocidades em rodovias.
Além disso, o veículo em questão não passou por qualquer manutenção preventiva, propositalmente para esse teste — algo que a GWM não recomenda que seja reproduzido pelos consumidores. O manual do proprietário do Haval H6, aliás, orienta a troca de óleo do motor e de filtros de ar, por exemplo, entre outros itens, a cada 12 mil quilômetros. Nem mesmo o alinhamento foi feito.
Apesar disso, o carro avaliado correspondeu positivamente. “O que me chamou muito a atenção ao final desse processo de desmontagem do Haval H6 foi a robustez do seu projeto e da sua construção. Considerando que este motor trabalhou por mais de 50 mil km sem uma única troca de óleo, seu estado de conservação é impressionante”, destacou Fukuda.
Para Oswaldo Ramos, chefe de operações comerciais da GWM Brasil, o teste revela a confiabilidade do Haval H6 para o mercado brasileiro. “Com isso, acabamos de uma vez por todas com o mito segundo o qual os carros chineses não possuem qualidade. Isso é coisa do passado. Não ficamos atrás de nenhuma marca”, falou.
Transmissão pela internet
Com a experiência de mais de 20 anos de atuação na avaliação de veículos de todos os tipos, Fábio Fukuda disse ter ficado impressionado com a qualidade do Haval, em especial no isolamento das estruturas e na fixação das peças. Aliás, o especialista até fez a ressalva de que o excesso de torque aplicado nos parafusos de fixação das peças do veículo pode dificultar eventuais serviços de manutenção.
Entre os itens avaliados estavam cabeçote, velas, turbo, cilindros, pistões, virabrequim, freios, refrigeração, carroceria, suspensão, direção, sistema de transmissão híbrido e o acabamento do interior. Tudo foi aprovado pelo especialista.
A avaliação completa do desmonte foi realizada durante live que a própria GWM transmitiu em suas redes sociais, e pode ser conferida abaixo.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.