A versão Gen3 EVO fará sua estreia na 11ª temporada da Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E
A Fórmula E e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciaram novas atualizações nos carros elétricos da categoria, que receberão o nome de Gen3 Evo a partir da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Fórmula E. O monoposto foi revelado no famoso circuito do Principado de Mônaco, palco do E-Prix de Fórmula E em 27 de abril de 2024.
Entre os pontos de destaque nessa atualização, o desempenho chama atenção. De acordo com a Fórmula E, o Gen3 Evo é capaz de ir de 0 a 96 km/h em apenas 1,82 segundos. O desempenho é 30% mais rápido que um carro de F1 e 36% mais veloz na comparação com o atual modelo.
”É um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, incorporando nossa dedicação à inovação e alto desempenho alcançado de forma sustentável. Com uma aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro que tive a honra de revelar em Mônaco está pronto para aumentar a emoção de nossas corridas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
Os números apresentados pela Fórmula E indicam que o Gen3 Evo é mais rápido, forte e ágil, além de ter melhorias de desempenho proporcionando um ganho estimado de 2% em relação ao Gen3 atual, equivalente a uma volta de qualificação cerca de 2 segundos mais rápida no circuito de Mônaco, por exemplo.
Segundo os dados apresentados pela Fórmula E, o novo modelo possui tração nas quatro rodas, o que lhe garante maior aderência com pneus.
E-Prix de Mônaco
Duas semanas após o E-Prix de Misano, na Itália, a Fórmula E retorna para a etapa no tradicional circuito de Mônaco. A pista é a mesma utilizada pela Fórmula 1 e se tornou fixa no calendário da Fórmula E na temporada de 2020.
Na etapa do ano passado, houve abandonos e um Safety Car. Além desses problemas, a disputa foi acirrada entre as primeiras colocações, gerando constantes trocas entre Mitch Evans, Sacha Fenestraz, Jake Dennis e Nick Cassidy. Ao final, o vencedor foi Nick Cassidy, que ainda competia pela Envision Racing. O piloto, atualmente na Jaguar, é considerado um dos favoritos para vencer a etapa da temporada 2024.
Na classificação da temporada, há um empate na liderança entre Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, e Jake Dennis, da Andretti, ambos com 89 pontos. Oliver Rowland, da Nissan, vem logo atrás, com 80 pontos.
O E-Prix de Mônaco acontece dia 27 de abril, com largada programada para às 10h, no horário de Brasília.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.