Canal VE

21 de novembro de 2024

Fórmula E revela Gen3 Evo, com aceleração maior que Fórmula 1

Testes do Gen3 Evo

A versão Gen3 EVO fará sua estreia na 11ª temporada da Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E

A Fórmula E e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciaram novas atualizações nos carros elétricos da categoria, que receberão o nome de Gen3 Evo a partir da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Fórmula E. O monoposto foi revelado no famoso circuito do Principado de Mônaco, palco do E-Prix de Fórmula E em 27 de abril de 2024.

Entre os pontos de destaque nessa atualização, o desempenho chama atenção. De acordo com a Fórmula E, o Gen3 Evo é capaz de ir de 0 a 96 km/h em apenas 1,82 segundos. O desempenho é 30% mais rápido que um carro de F1 e 36% mais veloz na comparação com o atual modelo. 

”É um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, incorporando nossa dedicação à inovação e alto desempenho alcançado de forma sustentável. Com uma aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro que tive a honra de revelar em Mônaco está pronto para aumentar a emoção de nossas corridas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Os números apresentados pela Fórmula E indicam que o Gen3 Evo é mais rápido, forte e ágil, além de ter melhorias de desempenho proporcionando um ganho estimado de 2% em relação ao Gen3 atual, equivalente a uma volta de qualificação cerca de 2 segundos mais rápida no circuito de Mônaco, por exemplo.

Segundo os dados apresentados pela Fórmula E, o novo modelo possui tração nas quatro rodas, o que lhe garante maior aderência com pneus.

Testes do Gen3 Evo
O Gen3 Evo é 30% mais rápido que um carro de F1 e 36% mais veloz na comparação com o atual modelo. Foto: Divulgação/Fórmula E

E-Prix de Mônaco

Duas semanas após o E-Prix de Misano, na Itália, a Fórmula E retorna para a etapa no tradicional circuito de Mônaco. A pista é a mesma utilizada pela Fórmula 1 e se tornou fixa no calendário da Fórmula E na temporada de 2020.

Na etapa do ano passado, houve abandonos e um Safety Car. Além desses problemas, a disputa foi acirrada entre as primeiras colocações, gerando constantes trocas entre Mitch Evans, Sacha Fenestraz, Jake Dennis e Nick Cassidy. Ao final, o vencedor foi Nick Cassidy, que ainda competia pela Envision Racing. O piloto, atualmente na Jaguar, é considerado um dos favoritos para vencer a etapa da temporada 2024.

Na classificação da temporada, há um empate na liderança entre Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, e Jake Dennis, da Andretti, ambos com 89 pontos. Oliver Rowland, da Nissan, vem logo atrás, com 80 pontos.

O E-Prix de Mônaco acontece dia 27 de abril, com largada programada para às 10h, no horário de Brasília.

Ler o Anterior

Vammo e Raízen firmam acordo por estações de troca de baterias

Ler o Próximo

Nissan revela carros-conceito no Salão do Automóvel de Pequim

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular