Picape já é comercializada em outros continentes. Foto: Divulgação/Ford
A Ford anunciou que a Ranger Híbrida Plug-in (PHEV) será produzida na América do Sul a partir de 2027, na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O modelo contará com motor flex, projetado exclusivamente para o mercado brasileiro, de acordo com a marca. Ou seja, o carro poderá andar com eletricidade, gasolina ou etanol.
O veículo será a primeira versão eletrificada da picape média produzida na região. A ideia faz parte da estratégia da Ford de oferecer poder de escolha aos clientes, permitindo que optem pelo tipo de propulsão que melhor se adapta às suas preferências.
A proposta, segundo a montadora, é unir desempenho e eficiência sem abrir mão da robustez característica da picape. Para produzir o modelo na América do Sul, foi anunciado um investimento de cerca de R$ 900 milhões (US$ 170 milhões na cotação atual).
O projeto do motor voltado ao território nacional será conduzido pela engenharia local da montadora, que acaba de ampliar seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior de São Paulo.
“O desenvolvimento do motor flex da Ranger Híbrida Plug-in é mais um projeto importante confiado ao time de engenharia da Ford na América do Sul. Uma etapa importante desse trabalho está sendo realizada no nosso Centro de Testes de Tatuí, que agora está ainda mais moderno e eficiente com novas instalações”, afirmou André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul.

Características da Ranger Híbrida Plug-in
A Ranger híbrida Plug-in já é comercializada em outros mercados – como Europa e Ásia -, com um motor 2.3 turbo e um motor elétrico. A potência combinada é de 280 cv, e o torque é de 689 Nm. A autonomia elétrica do modelo é de cerca de 50 km, e a bateria do sistema tem capacidade de 11,8 kWh. Vale destacar que o veículo também possui tração 4×4 e câmbio automático.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.