O Mustang Mach-E é o primeiro automóvel 100% elétrico vendido pela Ford no Brasil. Foto: Divulgação/Ford
A Ford não poderia estrear melhor sua linha de automóveis 100% elétricos no Brasil: a escolha do “start” desse segmento é um Mustang. O Mach-E teve suas vendas iniciadas no site da Ford pelo valor de R$ 486 mil.
O modelo é o primeiro Mustang 100% elétrico do mundo e consegue alinhar potência com elegância. Dentro da sua categoria, o Mach-E é o mais forte e rápido, com 487 cv, torque de 87,7 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
“O Mustang Mach-E é um produto diferenciado de tudo o que existe hoje no mercado, tanto pelo que ele entrega do ponto de vista de experiência do consumidor como de versatilidade e performance”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul.
Disponível no Brasil exclusivamente na sua versão GT, o Mustang Mach-E apresenta um conjunto de baterias com capacidade de 91 kWh, garantindo uma autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.
Em parceria com a WEG e Enel X, na compra do veículo, o cliente leva também um carregador residencial portátil, o Ford Mobile Wallbox, de 7 kW, que recarrega a bateria do Mach-E de zero a 100% em cerca de 14 horas.
Potência digna de um Mustang
O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Esse conjunto, conforme já dito anteriormente, garante uma potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm, e permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.
É possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle.
O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal.
O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto.
Já o modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece ainda uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria.
Conforto e segurança de um SUV
O carro foi projetado desde o início para ser o que a Ford chama de “crossover elétrico”, que permite manter a potência e elegância já conhecida de um Mustang, mas agora com motor elétrico.
O Mustang Mach-E mede 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.984 mm (264 mm maior que a do Mustang Mach 1) torna a cabine mais espaçosa.
O interior do veículo é minimalista e tecnológico, com materiais de qualidade e acabamento requintado. A central multimídia SYNC 4A, com tela de 15,5”, possui uma interface totalmente nova, com sistema inteligente, que aprende as preferências e hábitos do usuário. O botão multifuncional central é outra novidade que simplifica os comandos.
A lista de equipamentos de segurança do Mustang Mach-E inclui: nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré), assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de estacionamento.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.