Canal VE

18 de maio de 2024

Polo Automotivo de Goiana (PE) da Stellantis terá carros híbridos

Vista aérea da fábrica da Stellantis em Goiana (PE)

Polo Automotivo de Goiana (PE) produzirá os primeiros carros híbridos da Stellantis no Brasil. Foto: Divulgação/Stellantis.

O Polo Automotivo de Goiana (PE) será responsável pela produção dos primeiros veículos equipados com as tecnologias Bio-Hybrid, que associam eletrificação com motorização flex e a etanol, além dos 100% elétricos a bateria totalmente desenvolvidos e produzidos pela Stellantis no Brasil. 

As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle) fazem parte da estratégia global da empresa para a descarbonização da mobilidade dentro do conceito Dare Forward 2030. O plano estratégico prevê uma redução de 50% nas emissões de CO2 na atmosfera até 2030, e a descarbonização total das operações e produtos da empresa até 2038.

“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Representam um esforço de nacionalização da produção. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, e queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores, desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.

Imagem mostra quatro chassis de carros com plataformas diferentes de tecnologia de propulsão híbrida ou elétrica
As plataformas da família Bio-Hybrid são baseadas em tecnologias diferentes. Foto: Divulgação/Stellantis.

Pesquisa e Desenvolvimento

Segundo a Stellantis, a localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV 100% elétrica vão mobilizar o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da empresa, composto por fornecedores, universidades, centros de pesquisa, entre outros, privilegiando o talento dos profissionais brasileiros. O esforço de inovação em hibridização e eletrificação se soma ao desenvolvimento de outras tecnologias de ponta com base no Polo Automotivo da Stellantis no Nordeste.

Além disso, o desenvolvimento tecnológico vai resultar também na ampliação significativa do parque local de fornecedores. Atualmente, a Stellantis tem no entorno do Polo de Goiana 38 fornecedores de componentes e sistemas, número que deve aumentar para 50 no curto prazo. 

A partir de 2024, a Stellantis também avançará com a tecnologia de propulsão híbrida nos outros polos automotivos brasileiros, em Betim (MG) e Porto Real (RJ), além de Goiana. O avanço simultâneo é possível porque, de acordo com a empresa, a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos produzidos pela Stellantis.

Chassi de carro apresenta plataforma Bio-Hybrid, da Stellantis
Tecnologia Bio-Hybrid é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica. Foto: Divulgação/Stellantis.

Tecnologias diferentes

As três plataformas da família Bio-Hybrid são baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo. Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade.

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa. 

“É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, afirma Filosa, que avalia que as novas tecnologias híbridas e elétricas devem constituir um estímulo para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional, além de abrir perspectivas de exportações para toda a América Latina.

Ler o Anterior

Seres anuncia nova tabela de preços para o mercado nacional

Ler o Próximo

Ford inicia a venda do Mustang Mach-E a partir de R$ 486 mil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular