Ford Maverick Hybrid deve ser lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2023. Foto: Divulgação/Ford.
A Ford apresentou ao público brasileiro a Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do Brasil. A expectativa da montadora norte-americana é que o veículo chegue ao mercado nacional já no primeiro trimestre de 2023.
A apresentação aconteceu na primeira semana de dezembro de 2022, durante a inauguração da Ford Academy, um espaço multifuncional aberto em São Paulo que será usado como centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento da marca com os parceiros.
O novo modelo combina um motor 2.5 a gasolina de 164 cv de potência e 21,4 kgfm de torque unido a um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm, com direito a freio regenerativo para auxiliar na recarga da bateria. O lançamento faz parte da agenda de descarbonização da marca.
De acordo com dados divulgados pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a média de consumo da Maverick Hybrid foi de 17,8 km/l na cidade e cerca de 14 km/l na estrada, enquanto o consumo combinado ficou em 15,7 km/l. Assim, a picape consegue ter uma autonomia de 800 quilômetros.
“A Maverick Hybrid faz parte da nossa agenda de descarbonização no Brasil, que também terá outras grandes novidades em 2023. A eletrificação é um dos pilares do modelo de negócios da Ford na região e no mundo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul.
“[O veículo] é muito eficiente e tem uma autonomia que passa de 800 km. Além disso, conta com torque instantâneo, baixa emissão de carbono e um rodar confortável e silencioso”, completa Golfarb.
Foco na qualidade
Segundo a Ford, a Maverick Hybrid foi desenvolvida para atender os rigorosos padrões de qualidade, robustez e durabilidade da família Raça Forte. Ainda de acordo com a montadora, para poder conquistar esse selo, ela foi exaustivamente testada em condições extremas de clima, rodagem em estrada e fora de estrada e com capacidade máxima de carga.
“A Maverick Hybrid é uma verdadeira picape Raça Forte, com os atributos de desempenho e resistência que todos conhecem. Tanto que já é um grande sucesso nos Estados Unidos”, diz Antonio Baltar Jr., diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford. “É um veículo versátil feito para atender as necessidades diárias do cliente com conforto, praticidade e uma experiência única de condução.”
Além do uso off-road, a picape atende ao consumidor de perfil mais urbano, que busca conforto e bom pacote de tecnologia na cabine. Ela virá com as funções de conectividade do aplicativo FordPass, que incluem alertas de funcionamento do veículo e acionamento do alarme, localização, acesso remoto ao nível do combustível, odômetro, travamento e destravamento e partida remota com acionamento do ar-condicionado, segundo a montadora.
Embora a previsão para a comercialização seja o primeiro trimestre de 2023, a Ford ainda não divulgou detalhes do preço nem das condições de pagamento que vai oferecer aos clientes.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.