As vendas de ambos os modelos começam no final de março, com valores a partir de R$ 542 mil. Foto: Divulgação/Ford
A Ford anunciou o início da venda no Brasil da E-Transit para o fim do mês de março, em duas versões. Além do modelo furgão que já vem sendo testado no Brasil desde 2022 com frotistas, a E-Transit também terá uma inédita versão chassi cabine.
Ambos os modelos chegam com motores idênticos e elétricos, com uma potência de 198 kW (equivalente a 269 cv) e torque de 430 Nm. De acordo com a Ford, o modelo possui uma bateria de lítio de 68 kWh, o que lhe garante uma autonomia de até 317 km no ciclo WLTP.
O que difere os modelos é a capacidade de carga. A E-Transit Furgão possui uma capacidade de carga que pode variar de 800 a 1.000 kg. Já a E-Transit Chassi pode carregar um peso máximo que varia de 1.300 a 2.100 kg.
“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste do que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Matias Guimil, gerente de estratégia de veículos comerciais da Ford América do Sul.
Segundo a Ford, o lançamento da E-Transit tem como objetivo trazer uma nova opção para o cliente de veículos comerciais que busca sustentabilidade em suas operações com mais eficiência e produtividade.
“A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, diz Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul.
A van elétrica chega ao mercado nacional com versões a partir de R$ 542 mil.
Longo período de testes
Um dos modelos mais vendidos do segmento no mercado norte-americano, a E-Transit chega ao Brasil após rigorosos testes, que estão sendo realizados desde 2022.
Nesse período de testes foram 11 vans elétricas disponíveis para empresas do Brasil, Argentina e Chile, principalmente do setor logístico e de e-commerce. Ao todo, as 11 E-Transit rodaram cerca de 60 mil quilômetros em condições reais de operação.
“O desempenho da E-Transit nesses testes foi muito positivo e, como resultado, já fechamos a primeira venda de 300 unidades. Mais detalhes do negócio serão informados oportunamente”, adianta Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Além das vans elétricas, uma das preocupações da montadora é a recarga. Pensando nisso, a Ford está dando todo o suporte para os clientes que buscarem a eletrificação de sua frota, com auxílio na instalação de infraestrutura de recarga.
A montadora também está oferecendo desde treinamento, test-drive e monitoramento via conectividade, até a assistência técnica com um representante dedicado.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.