Demonstração do carregador Supernova, da marca espanhola “Walbox” que chegará ao Brasil por meio da E-Wolf. Foto: Divulgação/Wallbox
A E-Wolf, empresa brasileira especializada em soluções de recarga de carros híbridos e elétricos, fechou um acordo com a espanhola Wallbox para ampliar a oferta de carregadores veiculares no Brasil. A parceria prevê um investimento de R$ 10 milhões para a empresa brasileira se tornar a distribuidora oficial da Wallbox no país.
“Alinhado com essa questão de marca e branding, a gente buscou uma parceria com outra empresa que é líder, a Wallbox, empresa espanhola. Essa empresa é líder no setor de vendas de carregadores inteligentes e gestão de energia, e estamos empolgados em poder ofertar para o mercado brasileiro a solução completa da Wallbox, e ser o distribuidor oficial”, afirma Thiago Castilha, diretor de marketing e co-fundador da E-Wolf, em entrevista exclusiva para o Canal VE.
A parceria com a Wallbox vem para complementar a gama de produtos ofertados pela E-Wolf, sendo os carregadores da marca espanhola classificados como uma linha super premium.
“A Wallbox vem para completar nosso portfólio, é um produto que a gente está emplacando como super premium, que tem diversas funcionalidades, como gestão de energia, gestão de recarga, aplicativo nativo e sem custo, que o usuário faz todo o controle de programação do carregador, você consegue regular até a amperagem. Resumidamente, nós estamos implementando a tecnologia da Wallbox no Brasil”, explica Castilha.
Potência e segurança nas recargas
Com relação à potência dos carregadores, elas vão de 7 kW a 22 kW, no sistema de carregamento por corrente alternada. A novidade para o mercado brasileiro fica por conta do modelo “Supernova”, que são os equipamentos DCs (corrente contínua) mais vendidos da Europa, com modelos que variam de 60 kW até 150 kW.
“O Supernova é um equipamento que chega para competir em alto nível, com empresas como Siemens e ABB. Em nível de tecnologia, é igual ou superior, e também vai conferir algumas soluções inteligentes, como gerenciamento e balanceamento de carga. Como os módulos individuais são de 10 kW, a distribuição de energia é muito mais homogênea em carregamento duplo, do que os carregadores convencionais do mercado, sem falar da segurança com criptografia e módulos de comunicação separados. É realmente um produto muito diferenciado.” comenta Thiago Castilha, que ressalta ainda a segurança das estações de recarga.
“É um equipamento que oferece uma segurança muito grande, principalmente na parte de dados, que é um ponto sensível e muitas vezes o pessoal não está atento ao mercado. Muitas vezes, o cliente gasta R$ 500 mil em um carro e quer uma solução de carregador de graça ou muito barata, e talvez não seja o melhor caminho. O melhor é o mais seguro, mais eficiente. E a nossa busca é em poder ofertar um produto como esse, competitivamente, claro, mas que ofereça uma segurança ao cliente”, completa Thiago.
*Colaborou Rubens Morelli
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.