Canal VE

Eletra: ‘Brasil terá maior frota de ônibus elétricos da América Latina’

Ônibus elétricos

São Paulo é a cidade brasileira com mais ônibus elétricos. Foto: JFDiorio/SECOM

O Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina até o fim de 2026, ultrapassando Chile e México, segundo a Eletra. A confirmação foi feita pela diretora-presidente da empresa, Milena Romano.

O anúncio foi realizado durante o painel “Descarbonização nos Transportes”, no dia 13 de novembro de 2025, durante a COP30. Para comprovar sua projeção, a executiva detalhou que a Eletra possui 650 unidades de ônibus elétricos encomendadas até abril de 2026.

“Dos 1.158 ônibus elétricos que operam em todo o Brasil, 62% são totalmente brasileiros, da Eletra. O Brasil será líder em ônibus elétricos na América Latina passando Chile e México até dezembro de 2026”, destacou Milena.

É importante ressaltar que mais de 80% dos ônibus elétricos do território nacional estão concentrados em São Paulo. A capital paulista atingiu 1.009 unidades em operação em outubro de 2025, após a entrega de 60 novos ônibus elétricos no Pacaembu.

Ao todo, a frota atual de ônibus elétricos na cidade simboliza, por ano, uma redução de 35 milhões de litros de óleo diesel consumidos.

 

Investimentos em eletromobilidade no Brasil

Para finalizar, Milena ainda reforçou o potencial do Brasil no cenário dos ônibus elétricos. Segundo ela, o momento de investir nesse segmento da indústria nacional é agora. “Na era do diesel, o Brasil foi um dos principais fornecedores de ônibus para o mundo. Com os elétricos, esta posição é ainda dos chineses. Mas temos indústria local, flexibilidade que nenhum outro produto tem de se adaptar a diferentes operações e conhecimento. O mundo já nos procura. Não vamos, enquanto país, perder esta chance”, pontuou.

Ler o Anterior

Quase 2 milhões de VEs são vendidos no mundo em outubro

Mais Popular