
100% elétrico foi um dos únicos carros a entrar na categoria. Foto: Divulgação/BYD
O BYD Dolphin Mini entrou no seleto rol da renomada revista americana Time como uma das melhores invenções de 2025. No ranking deste ano, na categoria “Transporte”, o veículo que já ultrapassou a marca de um milhão de unidades produzidas globalmente foi um dos únicos dois carros escolhidos na lista deste ano – ao lado do também elétrico BMW iX3.
Em alguns mercados, também conhecido como BYD Seagull ou Dolphin Surf, o modelo foi identificado como o carro-chefe da montadora chinesa. Por seu modelo compacto e por ser o mais barato da empresa – no Brasil é vendido a R$ 118,9 mil –, o carro vem conquistando o mundo. No país, é o carro mais vendido do segmento dos elétricos.
Os vencedores da Time’s Best Inventions são escolhidos entre todos os editores e correspondentes da revista no mundo, que avaliam os produtos em critérios como originalidade, eficiência, ambição e impacto.

Impacto no Brasil
De acordo com Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing e Comercial da BYD do Brasil, essa conquista é um marco que ultrapassa fronteiras. “Esse reconhecimento da revista Time confirma que inovação e acessibilidade podem andar juntas. O Dolphin Mini representa o futuro da mobilidade elétrica, produzido agora também em solo brasileiro, com a força e o talento do nosso país”, finaliza o executivo.
Desde sua chegada ao país, o BYD Dolphin Mini já emplacou mais de 44 mil unidades. Além do Brasil, o modelo é o elétrico mais vendido na América Latina e já teve mais de 1 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo.

Apresentação para o mercado americano
O BYD Dolphin Mini foi apresentado da seguinte forma ao entrar na lista das melhores invenções de 2025 da Time, na categoria Transporte:
“Se você é americano, seria perdoado se nunca tivesse ouvido falar da montadora chinesa BYD. Mas em grande parte do mundo, a empresa de veículos elétricos é um nome familiar. O BYD Seagull (chamado Dolphin Surf em alguns mercados) é o carro-chefe e mais barato da empresa, custando RMB 73.800 (cerca de US$ 10.300) no lançamento. É um hatchback compacto, cuja versão mais simples tem uma bateria de 30 kWh, motor de 55 kW, autonomia de 300 km e velocidade máxima de 130 km/h. O mundo quer um carro elétrico minúsculo? Parece que sim. Em junho, o milionésimo Seagull saiu da linha de produção. Ele foi lançado em 15 mercados europeus no início deste ano”.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.