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7 de setembro de 2024

Com mais VEs, Brasil terá ar mais limpo até 2027, diz estudo

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De acordo com estudo do ICCT Brasil, maior adoção de veículos elétricos reduzirá emissão de gases de efeito estufa. Foto: Divulgação/Freepik.

A maior adoção de veículos elétricos pode resultar numa redução significativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em carros de passeio e veículos comerciais leves no Brasil até 2027. 

É o que mostra o estudo “O potencial de descarbonização do Programa Mover: explorando variações nas vendas de veículos de diferentes tecnologias até 2027”, do ICCT Brasil (The International Council of Clean Transportation Brasil), publicado em 15 de julho de 2024.

O estudo simulou 5 mil cenários para avaliar o potencial do Programa Mover de redução das emissões médias de GEE em veículos novos vendidos no Brasil, considerando vendas de híbridos e elétricos, bem como de ganhos de eficiência energética em novos veículos a combustão. 

De acordo com o estudo, foram identificados cenários que possibilitam reduções de emissões de até 17,5% para carros de passeio e 15% para veículos comerciais leves até 2027, resultantes da soma do aumento das vendas de veículos elétricos e da melhoria dos atuais motores à combustão.

Já simulações que apresentam reduções de emissões menores, entre 10% e 12,5% para carros de passeio e entre 5 e 10% para comerciais leves, não fornecem incentivos adequados para o desenvolvimento da produção de veículos de baixa emissão, atrasando o atingimento das metas de longo prazo assinadas pelo Brasil. 

Nesta análise, um market share de 12% para veículos elétricos em 2027 está associado a reduções de emissões do poço à roda de 9%, valor maior do que as reduções alcançadas por ganhos na eficiência energética de veículos a combustão, que representam 73% das vendas.

 

Definição de estratégias

Na análise, o ICCT Brasil avalia de que forma o Mover, novo programa de regulamentação de eficiência energética do governo federal para o setor automotivo, pode formular metas efetivas para possibilitar que o Brasil atinja seus objetivos de descarbonização

A análise considera o potencial de mitigação diretamente ligado às montadoras reguladas pelo programa Mover, ou seja, avalia as reduções de emissões decorrentes de mudanças nas características dos veículos de diferentes tecnologias vendidos.

De acordo com o ICCT Brasil, as metas de redução de emissões de GEE do Mover para carros de passeio e veículos comerciais leves, que ainda não foram definidas, devem nortear as estratégias da indústria automobilística na configuração de seu portfólio até 2027.

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