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7 de dezembro de 2024

Subsidiária da Volkswagen vai produzir baterias de estado sólido

Célula de bateria da QuantumScape na mão de um funcionário do laboratório

Células de baterias de estado sólido da QuantumScape poderão ser produzidas em massa pela PowerCo. Foto: Divulgação/QuantumScape.

A PowerCo, subsidiária da Volkswagen, fechou um acordo com a norte-americana QuantumScape para produzir baterias de estado sólido com a tecnologia da startup. 

Pelo acordo, a PowerCo poderá produzir até 40 GWh por ano utilizando a tecnologia QuantumScape, com a opção de duplicar a capacidade de produção para 80 GWh por ano, o que seria suficiente para atender a demanda de um milhão de veículos anualmente.

O acordo, portanto, poderia acelerar a industrialização da tecnologia de bateria de metal de lítio de estado sólido de próxima geração da QuantumScape e potencialmente ajudar a revolucionar a mobilidade elétrica. 

Funcionário trabalha em laboratório da QuantumScape
Parceria tem potencial para fortalecer indústria de veículos elétricos. Foto: Divulgação/QuantumScape.

Potencial energético

A parceria ainda depende de um progresso técnico satisfatório nos testes. A plataforma tecnológica da QuantumScape é baseada em um separador cerâmico sólido desenvolvido internamente, permitindo o uso de ânodos metálicos de lítio puro. De acordo com a PowerCo, este separador é fundamental “para energia e densidade de potência excepcionais, carregamento rápido e um perfil de segurança robusto”. 

Juntas, a QuantumScape e a PowerCo desenvolverão uma célula de bateria que poderá ser usada nos veículos do Grupo Volkswagen.

“Com esta cooperação, pretendemos trazer células de bateria mais sustentáveis ​​e de última geração aos nossos clientes”, disse Frank Blome, CEO da PowerCo. “Temos colaborado e testado células protótipo QuantumScape há anos e estamos ansiosos para trazer esta tecnologia do futuro para a produção em série. A tecnologia da QuantumScape está preparada para entrar em um estágio crucial onde a experiência especializada, os recursos e as fábricas globais da PowerCo podem ajudar a facilitar a transição para a produção em escala industrial”, completou o executivo.

Já Thomas Schmall, membro do Conselho de Tecnologia do Grupo Volkswagen, afirmou que o acordo entre as empresas garantirá ao Grupo Volkswagen o acesso à tecnologia de baterias de estado sólido nos próximos anos. “Estamos empenhados em impulsionar a indústria para garantir que os nossos veículos elétricos estabeleçam uma referência de excelência e sustentabilidade.”

 

O que são baterias de estado sólido?

As baterias de estado sólido apresentam maior densidade energética, aumentando a capacidade de armazenamento dessas baterias nos veículos elétricos. 

As baterias de íons de lítio, comumente usadas atualmente, são compostas de cátodos, ânodos, separador e eletrólitos. Por segurança, o separador mantém cátodos e ânodos separados com uma solução eletrolítica líquida. Essa solução, porém, é inflamável e pode sofrer alterações dependendo da temperatura ou fatores externos, com risco de explosão e incêndios. 

Já as baterias de estado sólido utilizam eletrólito sólido que também desempenha a função de separador. Assim, a bateria de estado sólido apresenta maior estabilidade, aumentando a segurança, uma vez que mantém a forma sólida mesmo que haja algum tipo de dano.

Em teoria, as baterias de estado sólido podem diminuir de tamanho em relação às de íons de lítio. O conjunto seria menor e mais leve para a mesma capacidade, o que permitiria aumentar a autonomia, o desempenho e o comportamento do veículo, sem falar nos custos. Além disso, as recargas podem ser mais rápidas e com menos desgaste dos componentes com o passar do tempo.

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