Chevrolet apresenta o Equinox EV, novo SUV 100% elétrico da marca no Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A Chevrolet apresentou o Equinox EV, novo SUV 100% elétrico da marca no Brasil, com design futurista, autonomia de 443 km no padrão brasileiro e alto nível de conectividade, para brigar por espaço no segmento premium. O modelo tem o preço estipulado em R$ 419.000.
O Equinox EV é o primeiro carro da Chevrolet equipado com dois motores elétricos e tração integral eAWD, que proporciona maior segurança e muito controle na condução para qualquer situação ou tipo de piso. São quatro modos de condução, sendo Normal, Esportivo, Neve e o personalizável, em que o motorista determina, a seu próprio gosto, os níveis de sensibilidade na direção, no toque do freio e do acelerador, entre outras configurações.
O sistema One Pedal, por sinal, é um outro diferencial do carro, com dois níveis de ajuste, sendo um mais intenso, que garante alta regeneração da bateria, que tem 85 kWh de capacidade. A velocidade de recarregamento é outro atributo: até 22 kW em corrente alternada (AC) e até 150 kW em corrente contínua (DC).
O desempenho também não fica para trás. São 292 cv de potência e 451 Nm (45,9 kgfm) de torque, garantindo a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 189 km/h.
“O modelo EV complementa a linha Equinox. É uma opção adicional ao portfólio de alta gama da Chevrolet e foi pensado para atender famílias que buscam um SUV à frente do seu tempo”, explica Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.
Conectividade garantida
De acordo com a Chevrolet, o Equinox EV traz tecnologias inspiradas em habilidades humanas. É capaz de identificar a aproximação de condutores pré-definidos por meio da chave eletrônica, dar boas-vindas ou se despedir por meio de diferentes animações das luzes externas, ajustar o sistema de climatização da cabine, bancos e volante de acordo com a temperatura externa e acionar a ignição sem a necessidade de apertar qualquer botão.
O painel de instrumentos de 11 polegadas é configurável, com 20 opções para o motorista escolher entre estatísticas da condução ou a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio.
Já o painel multimídia tem incríveis 17,7” para o maior conforto do motorista e dos ocupantes. Além disso, conta com Wi-Fi nativo e o sistema Google built-in agrega Google Assistant, Google Maps e Google Play, sem necessidade de se conectar com um smartphone.
O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital pré-estabelecido pelo usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados.
“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica superior transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor. Tudo isso com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de se fazer com um smartphone”, afirma Plínio Cabral, diretor de engenharia elétrica da GM América do Sul.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.