Canal VE

23 de novembro de 2024

Chevrolet investe na tecnologia Ultium para seus carros elétricos

Imagem mostra o chassi modular desenvolvido pela GM

Tecnologia Ultium é uma das apostas da GM para conquistar espaço no mercado de veículos elétricos no Brasil. Foto: Divulgação/GM.

A General Motors quer entrar na briga pelo mercado de veículos elétricos premium no Brasil, e, para isso, aposta na chegada do Blazer EV para apresentar a tecnologia Ultium. O SUV da Chevrolet, cujo primeiro lote já desembarcou no país, deve ser lançado oficialmente em agosto. Em breve, o Equinox EV também deverá chegar ao Brasil.

De acordo com a GM, o principal diferencial dessa geração de veículos com a tecnologia Ultium está na modularidade da plataforma, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Por ser flexível, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias.

No formato de placas verticais, as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo, que podem ser enfileirados na horizontal para carros mais baixos (carros e crossovers) ou na vertical para carros mais altos (picapes e grandes utilitários) no assoalho da plataforma – o que traz vantagens em aproveitamento de espaço da carroceria e na distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.

“Outro benefício da tecnologia Ultium é a possibilidade de projetar veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia”, explica Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

Imagem mostra chassi de carro elétrico da GM em um cenário com camadas brancas
Tecnologia Ultium está presente na construção do Blazer EV. Foto: Divulgação/GM.

Configurações do Blazer EV

O Blazer EV que será disponibilizado no Brasil conta com o conjunto mais completo de baterias, composta por 12 módulos e capacidade de 102 kWh. A GM informa que o veículo tem autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro. Além disso, pode ser carregado em 22 kW de potência em corrente alternada (AC) e 190 kW de potência em corrente contínua (DC), o que garante uma velocidade de carregamento até 3,5 vezes mais rápida que as gerações anteriores.

As baterias Ultium são produzidas nos Estados Unidos, em fábricas com capacidade equivalente a 100 gigawatts-hora em baterias a cada ano.

Ler o Anterior

Produção de bicicletas elétricas no Polo de Manaus bate recorde

Ler o Próximo

Stellantis confirma Leapmotor no Brasil e no Chile a partir de 2025

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular