Tecnologia Ultium é uma das apostas da GM para conquistar espaço no mercado de veículos elétricos no Brasil. Foto: Divulgação/GM.
A General Motors quer entrar na briga pelo mercado de veículos elétricos premium no Brasil, e, para isso, aposta na chegada do Blazer EV para apresentar a tecnologia Ultium. O SUV da Chevrolet, cujo primeiro lote já desembarcou no país, deve ser lançado oficialmente em agosto. Em breve, o Equinox EV também deverá chegar ao Brasil.
De acordo com a GM, o principal diferencial dessa geração de veículos com a tecnologia Ultium está na modularidade da plataforma, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Por ser flexível, pode ser aplicada em diferentes configurações de carroceria e com um conjunto customizado de motores, modos de tração e módulos de baterias.
No formato de placas verticais, as células ajudam a aproveitar o máximo de espaço em cada módulo, que podem ser enfileirados na horizontal para carros mais baixos (carros e crossovers) ou na vertical para carros mais altos (picapes e grandes utilitários) no assoalho da plataforma – o que traz vantagens em aproveitamento de espaço da carroceria e na distribuição mais uniforme de peso entre os eixos.
“Outro benefício da tecnologia Ultium é a possibilidade de projetar veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia”, explica Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul.
Configurações do Blazer EV
O Blazer EV que será disponibilizado no Brasil conta com o conjunto mais completo de baterias, composta por 12 módulos e capacidade de 102 kWh. A GM informa que o veículo tem autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro. Além disso, pode ser carregado em 22 kW de potência em corrente alternada (AC) e 190 kW de potência em corrente contínua (DC), o que garante uma velocidade de carregamento até 3,5 vezes mais rápida que as gerações anteriores.
As baterias Ultium são produzidas nos Estados Unidos, em fábricas com capacidade equivalente a 100 gigawatts-hora em baterias a cada ano.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.