Canal VE

24 de abril de 2024

Seres reposiciona marca e prevê crescimento nos próximos anos

Seres 5, na cor verde, é apresentado em salão

Seres 5 foi apresentado no Salão de Bruxelas, na Bélgica. Foto: Divulgação/Seres Motors.

Prestes a desembarcar no Brasil, oferecendo SUVs elétricos e comerciais leves elétricos, a Seres Motors apresentou, na Bélgica, o reposicionamento da marca e a projeção de crescimento para os próximos anos. 

No Salão de Bruxelas, a empresa anunciou investimentos de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 51,7 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento para os próximos seis anos. A empresa detém 3.000 patentes de tecnologia e 150 patentes de invenção. 

As seis fábricas da Seres existentes na China possuem capacidade para produzir 550 mil veículos por ano entre carros elétricos de passeio como Seres 3 e Seres 5 e novos comerciais elétricos, dos quais serão vendidos no Brasil os modelos EC31 e EC35. Em 2022, a montadora vendeu pouco mais de 135 mil veículos.

A expectativa é aumentar a presença da marca no mercado externo. A Seres prevê exportar 50 mil unidades em 2023 e trabalha para aumentar suas exportações anuais em ritmo acelerado, até chegar a 300 mil veículos vendidos em 2027.

Furgão elétrico Seres EC35 branco está parado em estacionamento aberto
Furgão elétrico Seres EC35 será lançado no Brasil. Foto: Divulgação/Seres Motors.

Carros em exibição

Em Bruxelas, a Seres mostrou o novo Seres 5 EV, um SUV elétrico com 500 km de autonomia (ciclo WLTP) e dois motores (dianteiro e traseiro) que garantem potência máxima de até 430 kW (equivalentes a 584 cv) e torque máximo de 960 Nm nas versões 4WD. Alimentados por baterias de alto desempenho de 90 kWh, esses motores proporcionam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, digna de um carro esporte.

O Seres 5 EV será uma opção adicional ao já existente híbrido Seres 5 EVR, equipado com um gerador a combustão que entra em funcionamento sempre que a carga da bateria fica abaixo de 30%. Esse sistema garante ao Seres 5 EVR uma autonomia superior a 1.000 km. Ambos se juntarão aos comerciais leves elétricos EC31 (caminhão) e EC35 (furgão de carga) e ao Seres 3 (SUV elétrico), que serão comercializados pela Seres no Brasil a partir de março. Os novos Seres 5 chegarão em junho, segundo a montadora.

Caminhão elétrico Seres EC31 está parado em estacionamento aberto
Caminhão elétrico EC31, da Seres Motors, chega ao Brasil em 2023. Foto: Divulgação/Seres Motors.

 

Evolução em poucos anos

Formada nos Estados Unidos em 2016 com investimento de empresas chinesas do setor automobilístico, a Seres ganhou maior projeção após a integração com a Huawei como parceira tecnológica e comercial. Além disso, apostou na estratégia de transferir sua linha de produção de veículos para a China. O resultado da parceria é o Seres 5, que pode ser comprado tanto em concessionárias da marca como em lojas da Huawei naquele país.

A Seres Brasil foi constituída por empresários locais, estruturada por um grupo de profissionais com pelo menos duas décadas de atuação no setor automotivo brasileiro (fabricantes e importadores) com o objetivo de oferecer no mercado nacional modelos de propulsão elétrica das marcas Seres (passageiros) e DFSK (comerciais leves). 

Entre 2019 e 2022, veículos das duas marcas representadas pela Seres Brasil percorreram milhares de quilômetros de testes em território nacional, com o intuito de adequar os produtos às condições de uso existentes no Brasil.

Além disso, a empresa criou uma base operacional na Europa (mais precisamente em Amsterdã, na Holanda), na qual funcionarão os centros de treinamento para as equipes de vendas, assistência técnica e operações. Essa base dará suporte às operações da Seres no Brasil, cujas operações se beneficiarão da distância física significativamente menor e do fuso horário favorável.

SUV elétrico Seres 3 azul é visto em estacionamento
Seres 3 já foi apresentado ao público brasileiro. Foto: Divulgação/Seres Motors.

Ler o Anterior

Maior consciência ambiental é rota para mobilidade sustentável

Ler o Próximo

Casal vai viajar do Polo Norte ao Polo Sul a bordo de carro elétrico

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular