Volkswagen ID. 2all faz parte da lista de novos modelos elétricos da marca alemã. Foto: Divulgação/VW.
A Volkswagen apresentou oficialmente o conceito do ID. 2all, um automóvel compacto de entrada totalmente elétrico. O veículo faz parte da lista de dez novos modelos elétricos que a montadora alemã lançará até 2026. A previsão para o início de sua fabricação é 2025.
A versão de produção será baseada na plataforma MEB, dedicada a carros elétricos. O modelo terá tração dianteira, autonomia de até 450 quilômetros, recursos tecnológicos inovadores como Travel Assist, IQ. Light e Planejador de Rotas para carros elétricos, além da nova linguagem de design da montadora alemã.
“Estamos transformando a empresa de forma rápida com o objetivo claro de tornar a Volkswagen uma verdadeira ‘Love Brand’. O ID. 2all mostra para onde queremos levar a marca. Queremos estar perto do cliente e oferecer tecnologia de ponta em combinação com um design fantástico. Estamos implementando a transformação em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica a todos”, afirma o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer.
A empresa apresentará a versão de produção do ID. 2all para o mercado europeu em 2025. O objetivo é que o modelo tenha um preço inicial próximo do Polo vendido naquele continente. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.
Tecnologia e design
O desenvolvimento do ID. 2all é baseado na evolução da plataforma elétrica modular (MEB). Ele será o primeiro veículo dessa plataforma com tração dianteira. A ideia, segundo a montadora, é buscar novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade.
Além disso, o ID. 2all está equipado com tecnologia eficiente de condução, bateria e carregamento. O motor de propulsão elétrica garante uma potência de 166 kW (226 cv), com projeção de autonomia no ciclo WLTP de até 450 km.
Outra característica do modelo é o desenho, com linhas dinâmicas. Um elemento desta nova linguagem de design está na coluna C, vista pela primeira vez no Golf. O ID. 2all é o primeiro Volkswagen com uma nova interpretação desta assinatura. Outras características de design do carro-conceito incluem uma carroceria com rodas poderosas, uma dianteira simpática, uma boa dose de dinâmica e elegância atemporal.
No interior, o veículo promete conforto ao motorista e aos passageiros, com alta qualidade de materiais e painéis de informações e entretenimento de última geração. Para completar, o porta-malas é generoso, com capacidade para 490 litros até 1.330 litros, dependendo da configuração.
Planos para o futuro
A versão de produção do ID. 2all faz parte da lista de dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026.
Somente neste ano veremos a introdução do novo ID.3, o ID. Buzz alongado e o ID.7. Isto será seguido por um SUV elétrico compacto em 2026. E, apesar de todos os desafios, a Volkswagen também está trabalhando em um carro elétrico a um preço de menos de 20 mil euros.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.