Model Y superou carros da Toyota para ser o veículo mais vendido no mundo nesse primeiro trimestre de 2023. Foto: Divulgação/Tesla
O Tesla Model Y se tornou o primeiro carro 100% elétrico a estar no topo de vendas globais durante um período, superando, inclusive, qualquer outro modelo a combustão, de acordo com dados da JATO Dynamics neste primeiro trimestre de 2023. Falando do top-5, o modelo da montadora americana desbancou outros 4 carros da Toyota.
De acordo com esses números, o Tesla Model Y vendeu 267.200 unidades nos primeiros três meses deste ano, um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse crescimento já era comentado por Elon Musk, CEO da Tesla. No ano passado, em reunião com os acionistas da marca, Elon Musk já havia traçado essa meta. Embora a montadora vinha crescendo rapidamente no mundo, a meta era tratada como ousada e muito otimista, por parte dos acionistas, devido ao alto preço desse modelo elétrico.
Mas com os recentes cortes no preço e com a expansão rápida de mercado da Tesla, impulsionou as vendas do Model Y para chegar ao topo do ranking dos carros mais vendidos nesse primeiro trimestre de 2023.
Em 2022, a montadora havia figurado entre os carros mais vendidos no mundo, ficando em terceiro lugar, atrás de dois modelos da Toyota, o RAV4 e o Corolla. Ainda no ano passado, a marca teve um salto substancial nas vendas. De acordo com dados de 152 mercados, a Tesla vendeu 747.500 unidades do Modelo Y, um aumento de 91% em relação a 2021.
Toyota ocupa as outras 4 posições
Além da marca de Elon Musk, as outras quatro posições dos cinco mais vendidos no mundo são da Toyota. Nesse mesmo período, o Corolla comercializou 256.400 unidades e ficou com a segunda colocação.
Completando o Top-5, está a Hilux, com 214.700 emplacamentos, seguido pelos modelos RAV4 e Camry, com 211.000 e 166.200 unidades comercializadas, respectivamente.
Até o final do ano muitas coisas podem mudar, mas a Toyota, por ser vendida em quase todos os países do mundo, diferentemente da Tesla, que está trabalhando para expandir sua marca. Isso a torna menos vulnerável a qualquer influência que pode ter impacto no mundo automotivo, além de mais opções de mercados para crescimento das vendas.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.