Canal VE

21 de novembro de 2024

Campinas (SP) promoverá testes com ônibus elétricos da Higer

ônibus elétrico higer

Os ônibus da Higer serão os pioneiros em eletromobilidade na cidade de Campinas (SP). Foto: Divulgação/Higer

A cidade de Campinas (SP), com 1,2 milhão de habitantes, vai testar ônibus elétricos da TEVX Higer na frota do transporte municipal durante o mês de outubro. O objetivo é diminuir a taxa de emissão de poluentes e ruídos em uma das cidades mais populosas do Estado de São Paulo e que já tem boa aceitação de veículos elétricos.

A concessionária Itajaí Transportes Coletivos, que atua na Área 2 de Campinas, região em que se localizam os bairros mais movimentados da cidade, será a responsável pelos testes por 30 dias com os ônibus elétricos Azure A12BR, com 12 metros de comprimento. A linha escolhida para a operação é a 2.20 — Terminal Campo Grande/Cambuí. 

Segundo Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer, empresa brasileira que representa o grupo Higer Bus no Brasil, o modelo Azure A12BR é o mesmo que atuou no transporte de autoridades durante as Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27, no Egito, e COP28, em Dubai). “Agora, os campineiros poderão experimentar esta mesma experiência em qualidade, conforto e tecnologia”, diz.

A Itajaí foi a pioneira em Campinas a fazer testes com ônibus eletrificados. “Além de veículos elétricos também testamos diversos híbridos. Ao avaliarmos as novas tecnologias existentes, procuramos dar aos nossos clientes experiências diferenciadas”, afirma o diretor Joubert Beluomini.

Ônibus higer estacionado
Os ônibus da Higer entrarão em testes, em Campinas (SP), no dia 1º de outubro. Foto: Divulgação/Higer

 

Os ônibus Azure A12BR

Equipado com vidros com tratamento UV, o Azure A12BR possui um sistema de climatização que contribui para tornar a viagem mais agradável para seus passageiros. O modelo tem capacidade para 76 passageiros e é equipado com tomadas USB para recarga de equipamentos eletrônicos como computadores, celulares e tablets dos passageiros.

O veículo tem autonomia aproximada de 270 quilômetros por carga e o tempo de recarga total das baterias, segundo o fabricante, é de três horas. A bateria é da fabricante CATL e tem capacidade de 385 kWh.

O ônibus também possui sistema de freios regenerativos, equipamento que recarrega a bateria quando o freio é acionado.

 

Motoristas preparados

Os motoristas e operadores da Itajaí, envolvidos na operação do veículo, passaram por treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante, com foco voltado à direção defensiva e inteligente, de forma a maximizar a performance do veículo. Esses treinamentos foram realizados visando buscar o melhor preparo possível para os condutores, na hora de implementação dos novos transportes coletivos. 

Ler o Anterior

Volvo testa caminhões elétricos para reduzir emissões de carbono

Ler o Próximo

Baterias de estado sólido podem estar prontas para uso em 5 anos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular