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9 de outubro de 2024

Volvo testa caminhões elétricos para reduzir emissões de carbono

caminhão elétrico Volvo

Volvo pretende lançar frota de caminhões elétricos para reduzir emissões de CO2. Foto: Divulgação/Volvo

A Volvo iniciou um processo de testes, em conjunto com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), sobre caminhões elétricos com zero emissões na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR), para o abastecimento de diversos componentes nas linhas de produção. A ideia da montadora é reduzir até 738 toneladas a emissão de CO2 por ano.

Esse projeto está sendo realizado pela empresa Ritmo Logística e TLog, e é executado por dez caminhões Volvo FM Electric, em rotas diversas no Paraná e Santa Catarina, até a fábrica da Volvo em Curitiba. 

“Estamos conciliando nossa contribuição para esse estudo conjunto com a Senatran com as metas de descarbonizar nossas próprias operações de transporte. Nossos caminhões elétricos são classificados como ZEV (zero emission vehicles/veículos com zero emissões)”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.

caminhão volvo elétrico
Volvo inicia validação de caminhões pesados 100% elétricos na logística de sua fábrica no Brasil. Foto: Divulgação/Volvo

Projeto da Descarbonização

Os caminhões FM Electric, responsáveis pelo abastecimento da produção da Volvo, podem percorrer até 380 quilômetros por dia, fazendo múltiplas viagens entre os fornecedores e a fábrica. As baterias são recarregadas durante os intervalos e ao término da jornada. Os componentes transportados incluem os quadros de chassi de ônibus e caminhões. O sistema adota o modelo Just In Time, que alinha a entrega das peças com a demanda diária. Qualquer imprevisto ou atraso pode impactar o fluxo de produção na fábrica.

“Além de ajudar nossos clientes na descarbonização de suas frotas, temos a meta de reduzir emissões em nossas próprias operações industriais e de transporte, chegando a zero CO2 em 2040. O uso de caminhões pesados elétricos é parte importante dessa iniciativa”, observa Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura da Volvo.

 “Os caminhões Volvo FM Electric entregam os quadros de chassi diretamente na linha de produção diversas vezes ao dia, nos dois turnos de atividade da planta. Além de zero emissões, há redução substancial de ruído”, assegura Aline Gaensly, head de compras de serviços logísticos da Volvo.

Caminhão verde andando em uma pista com um carro branco ao lado
Com autonomia de até 300 km, o veículo é ideal para operações no entorno de centros urbanos. Foto: Divulgação/Volvo

FM Eletric

O FM Eletric tem potência de 490 kW, com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.

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