BYD Tan EV 2024 ganha nova roupagem, com tecnologia avançada. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A BYD renovou o visual e a tecnologia embarcada no TAN EV, o primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico comercializado no Brasil. O modelo premium, que marcou o início das operações da marca chinesa no mercado brasileiro de automóveis, agora apresenta uma série de inovações na versão 2024, com o preço estipulado em R$ 536.800.
Uma das principais novidades é a bateria Blade, agora com maior capacidade: 108,8 kWh, substituindo a anterior, de 86,4 kWh, um aumento de 25%. Assim, a autonomia do SUV passa de 309 km para 430 km no ciclo PBEV, do Inmetro — que tem um desconto de 30% nos resultados obtidos em laboratório. No ciclo WLTP (europeu), a autonomia declarada é de 530 km.
Outra vantagem da nova bateria é o tempo para a recarga, graças à maior potência máxima de 170 kW que o carro suporta em corrente contínua (DC). Assim, segundo a marca chinesa, o SUV consegue sair de 30% para 80% de carga em carregamento ultrarrápido em apenas 30 minutos. Em carregamentos AC (corrente alternada), o máximo de potência suportado pelo carro é de 11 kW.
Desempenho na pista
O SUV premium da BYD incorpora tração integral All Wheel Drive (AWD) e vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro conta com potência máxima de 180 kW, e o traseiro, com 200 kW, proporcionando uma potência combinada de 517 cv e torque máximo combinado de 700 N.m (71,3 kgfm).
Assim, o BYD Tan EV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 190 km/h.
Vale destacar que o modelo tem peso bruto de 3.204 kg, com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura. O porta-malas, na configuração para sete lugares, tem capacidade de 235 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade para 940 litros. Há ainda a opção com os bancos intermediários rebatidos, o que aumenta a capacidade de carga para 1.655 litros.
Além disso, a linha de cintura elevada e as rodas de liga leve de 22” com pneus 265/40 R22 reforçam o perfil robusto do SUV, que ganhou também novo design para os faróis e as lanternas traseiras. A grade frontal também diminuiu na comparação com a versão anterior.
Outro ponto positivo de evolução está na suspensão, que agora é do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Com um simples toque na tela, é possível alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores, conforme o tipo de condução escolhido, garantindo maior conforto aos ocupantes.
Conectividade e conforto
O interior do carro oferece materiais de alta qualidade de acabamento e conforto, fornecendo sofisticação ao motorista e aos passageiros. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico e até massageador automático.
O painel de instrumentos de 12,3” com cluster digital é ajustável e tem excelente resolução, e ainda conta com a ajuda do head up display, que projeta as principais informações ao motorista no parabrisas. Já o sistema de cockpit inteligente (ICS) conta com a tela sensível ao toque de 15,6”, com rotação elétrica e compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play.
O sistema de ar-condicionado é automático, com três zonas de temperatura e saídas independentes para a área do meio/traseira. Além disso, o teto solar panorâmico de vidro deslizante se estende por toda a extensão do espaço interno do veículo.
Para completar os mimos, o volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. O modelo também incorporou o sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes, proporcionando som de altíssima qualidade.
Segurança na condução
O novo BYD Tan EV conta com sete airbags, para todos os ocupantes, com destaque para o airbag de cortina, que protege até os passageiros da terceira fileira de bancos.
O carro vem equipado com câmeras 360º, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares.
É o caso do avançado sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou alerta de tráfego cruzado na traseira, responsável pelo monitoramento de pontos cegos.
Opções de configuração e garantia
De acordo com a BYD, o TAN EV 2024 vem nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black). O novo modelo já está disponível na rede de concessionárias de automóveis BYD, com preço público sugerido de R$ 536.800. A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Walbox incluso.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.