
Fábrica foi inaugurada no Brasil em 1º de julho de 2025. Foto: Divulgação/BYD
A BYD anunciou a abertura de mais 508 vagas de emprego para sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia, inaugurada oficialmente em 1º de julho de 2025. Há vagas para cargos na linha de montagem e administrativos, em posições que exigem nível médio e superior.
As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma SineBahia, no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT), de Camaçari, e também na plataforma digital Gupy. No total, a empresa abrirá 3 mil vagas na primeira fase.
“A abertura da nossa linha de montagem de veículos em Camaçari exige a contratação de trabalhadores qualificados, e é isto o que estamos fazendo agora”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil.
Como se candidatar
Para concorrer às vagas de emprego, os trabalhadores deverão apresentar carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (física ou digital), certificados dos cursos exigidos para a vaga de interesse e comprovante de residência para a realização do cadastramento.
Por meio do SineBahia, os interessados deverão comparecer à Casa do Trabalhador, em Salvador, que funciona na estação Pituaçu do metrô. Já para o CIAT de Camaçari, os candidatos devem se dirigir à sede da instituição, na rua Costa Pinto, ao lado do Centro Comercial.
Confira as vagas disponíveis
Ajudante de Produção – 100 vagas
Operador Logístico – 50 vagas
Funileiro – 35 vagas
Operador de Empilhadeira – 35 vagas
Soldador – 35 vagas
Eletricista – 32 vagas
Operador de Robô – 25 vagas
Mecânico – 25 vagas
Ferramenteiro – 25 vagas
Motorista categoria D – 15 vagas
Piloto de Teste – 15 vagas
Técnico em Mecatrônica – 15 vagas
Técnico de Manutenção de Moldes – 15 vagas
Analista de Comércio Exterior – 10 vagas
Inspetor de Qualidade – 10 vagas
Técnico de Segurança do Trabalho – 9 vagas
Técnico de Laboratório Dimensional – 9 vagas
Analista de PCP – 8 vagas
Técnico de Reparo Automotivo – 8 vagas
Motorista categoria E + MOPP – 8 vagas
Operador Empilhadeira Reach Stacker – 7 vagas
Analista de PCPM – 5 vagas
Técnico de Medição/Metrologista – 5
Almoxarife – 5 vagas
Operador de máquina CNC – 2 vagas
Desenvolvimento regional
Atualmente a BYD já tem cerca de mil empregados na fábrica de Camaçari e mais mil deverão ser integrados à equipe entre os meses de julho e agosto.
A empresa estima que quando a fábrica de Camaçari estiver a plena carga serão gerados 20 mil empregos diretos e indiretos. “A contratação de mão de obra, aliada à demanda generalizada por prestação de serviços, representará um grande impulso para o desenvolvimento econômico do estado da Bahia, e, principalmente, de Camaçari”, assegura Baldy.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.