Altos preços praticados nas bombas de combustíveis têm motivado os consumidores a buscarem carros elétricos. Foto: Divulgação/Freepik.
Os consumidores brasileiros têm maior interesse de compra de veículos elétricos do que a média de consumidores de todo o mundo, revelou o estudo Mobility Consumer Index 2023, produzido pela Agência EY.
A pesquisa mostra que 57% dos consumidores brasileiros entrevistados têm intenção de adquirir um carro elétrico, contra uma média de 55% dos consumidores entrevistados de outros países. A pesquisa no Brasil entrevistou 1.001 pessoas, segundo a EY.
Já o principal motivo apontado pelos entrevistados para a intenção de compra de veículos elétricos é o alto preço dos combustíveis, apontado por 46% das respostas no ensaio brasileiro da pesquisa, empatado com preocupações com o meio ambiente.
Ainda de acordo com o estudo, apesar do maior interesse dos brasileiros, o alto custo de aquisição de um veículo elétrico ainda é um impeditivo para a popularização das vendas.
Tendência mundial
Enquanto o Brasil planeja retomar o Imposto de Importação para os veículos híbridos e elétricos, a partir de janeiro de 2024, a substituição dos veículos a combustão pelos VEs representa uma das mais relevantes medidas globais contra o aquecimento global, de acordo com a EY.
Segundo a agência, a substituição de combustíveis fósseis por baterias deve permitir à indústria automotiva zerar as emissões de carbono e atender, assim, aos acordos globais do clima assinados nos últimos anos.
No mundo, o setor de transporte responde por 14% das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Somente na cidade de São Paulo, os carros representam mais de 72% das emissões, sendo mais poluentes do que os ônibus, de acordo com estudo do IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente).
Preço elevado afasta consumidor
O estudo, realizado anualmente desde 2020, fornece insights sobre as mudanças nos padrões de viagens e na mobilidade do mundo pós-Covid. O Mobility Consumer Index também analisa o ritmo de mudança da sociedade para a adoção de veículos elétricos e a jornada de compra dos consumidores em relação ao carro. Participaram do levantamento 15 mil respondentes provenientes de 20 países em entrevistas de março deste ano. A pesquisa foi divulgada em 14 de novembro de 2023.
E para 38% das respostas, o maior impeditivo para a aquisição de veículos elétricos no Brasil é seu preço elevado. Com 36% das respostas, a falta de estações de carregamento para a bateria veio na sequência.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.