O etanol representa a escolha de 30% dos proprietários de carros flex. Foto: Envato/Elements.
Os resultados das vendas de veículos eletrificados no Brasil no primeiro trimestre de 2023 confirmaram a tendência de alta do segmento verificada nos meses anteriores. E esse crescimento deve seguir pelos próximos anos, até atingir 35 milhões de veículos elétricos em 2040, de acordo com um estudo realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil.
Segundo o documento, as vendas de veículos elétricos no Brasil serão impulsionadas a partir de 2027, podendo superar a casa dos 35 milhões de veículos até o fim da próxima década. A projeção, no entanto, ressalta que a estrutura de recarga dos veículos e a disponibilidade dos modelos, em especial os comerciais, são alguns dos aspectos que podem impactar na velocidade da eletrificação da frota.
O novo estudo avalia que o aumento da eletrificação veicular implicará em uma grande redução no consumo de combustíveis fósseis. Até 2030, serão consumidos menos 8 bilhões de litros de gasolina (12% da demanda atual) e 6 bilhões de diesel (10% da demanda atual).
Em 2040, a redução no consumo de diesel deve chegar a 41 bilhões de litros (66% da demanda atual) e a 37 bilhões de litros de gasolina (59% da demanda atual).
“A eletrificação veicular e seus impactos, principalmente, pensando em futuro é um dos principais pontos de discussão para essa pauta. Afinal, existe uma preocupação firmada na indústria de transportes quando se trata do aspecto sustentabilidade e transição energética para operação de baixo carbono”, comenta o sócio da Strategy&, Daniel Martins.
Veículos pesados
Nas vendas de caminhões leves e ônibus elétricos o crescimento é estimado em 100%, em 2028. “Contudo, a viabilidade vai depender da disponibilidade de modelos para todos os nichos de veículo e da capacidade de realizar análises de Total Cost of Ownership (TCO), que significa ‘Custo Total de Propriedades’ e crédito”, completa Martins.
O levantamento também indica que as vendas serão expressivas para caminhões pesados e veículos de passeio elétricos. Para 2030, a expectativa de crescimento é de 79% e 47%, respectivamente. Em 2040, os números devem saltar para 97% de eletrificação nas vendas de caminhões pesados e 66% de veículos de passeio.
As projeções de frota total veicular apontam que em sete anos, 26% da frota de caminhões leves e ônibus estará eletrificada, a de passeio chega a 11% e os caminhões pesados a 80% em 2030. Na comparação com a frota de caminhões leves e ônibus, em 2040, 65% dos veículos serão elétricos, com 51% de caminhões pesados e 37% de passeio no mesmo ano, de acordo com as projeções da Strategy&.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.