
Comercialização ainda é exclusiva para o mercado europeu. Foto: Divulgação/BMW
A BMW ampliou sua atuação no campo da eletromobilidade com um produto fora do asfalto. A marca apresentou uma prancha elétrica de stand-up paddle desenvolvida em parceria com a fabricante eslovena SipaBoards. Batizado de BMW x SipaBoards, o modelo agora vai levar a mobilidade elétrica para os esportes aquáticos.
O projeto marca a primeira incursão da montadora alemã nesse segmento, com design assinado pela BMW Group Designworks. A proposta é unir tecnologia e lazer em um produto que oferece uma nova forma de explorar a água de maneira silenciosa e sustentável.

Funcionalidade
O SUP elétrico conta com um motor integrado capaz de gerar até 300 watts de potência, auxiliando o praticante durante a remada e proporcionando impulso adicional em situações com vento ou correnteza.
O sistema de propulsão, com hélice desenvolvida especialmente para o modelo, opera sem emissões e praticamente sem ruído, atingindo velocidades de até 7,5 km/h. Além de impulsionar a prancha, o motor também é responsável por inflá-la automaticamente antes do uso.
A energia é fornecida por módulos de bateria removíveis, disponíveis em diferentes capacidades. A versão inicial vem com dois módulos de 90 Wh, oferecendo entre uma e 3,5 horas de autonomia. A partir da primavera europeia de 2026, será possível adquirir módulos de 180 Wh, que ampliam o tempo de uso para até sete horas — voltados a usuários que desejam realizar expedições mais longas.
O BMW x SipaBoards já está disponível na loja online BMW Lifestyle, em revendedores selecionados da SipaBoards e no site oficial bmw.sipaboards.com, com preço de 3.990 euros – aproximadamente R$ 25,3 mil. A comercialização, por enquanto, é exclusiva para o mercado europeu.

Jet ski elétrico
Embora inédita para o stand-up paddle, a iniciativa da BMW não é a primeira para esportes aquáticos. Em 2024, a empresa canadense Taiga Motors desenvolveu uma moto aquática 100% elétrica, a Orca Performance. Relembre a história aqui.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.