Nova linha deve chegar em 2027. Foto: Divulgação / BMW
A BMW anunciou que, a partir de 2027, lançará carros de alto desempenho equipados com trem de força totalmente elétrico. A proposta é ampliar a mobilidade elétrica da marca, mantendo o foco em dinâmica de condução, performance e uso em pista.
Os futuros veículos da BMW M, divisão superesportiva da fabricante, terão, segundo a própria montadora, longa autonomia, alto desempenho de carregamento – com tecnologia de 800 volts – e recuperação de energia eficiente. Além disso, o sistema de tração permitirá explorar tanto a tração integral quanto a tração traseira, tradicional nos modelos BMW M.
Bateria e materiais
Os novos modelos totalmente elétricos da BMW M contarão com bateria de alta tensão com mais de 100 kWh de energia utilizável. Desenvolvido com foco em alto desempenho, o conjunto utiliza células cilíndricas Gen6 otimizadas e um sistema de refrigeração adaptado para suportar maiores demandas de potência e carregamento rápido, dentro de uma arquitetura de 800 volts.
Além de alimentar o sistema elétrico, o compartimento da bateria atua como elemento estrutural do veículo, aumentando a rigidez do conjunto e contribuindo para a dinâmica de condução. A marca também destaca avanços na recuperação de energia durante as frenagens.
No campo dos materiais, a BMW M anunciou o uso inédito de elementos de fibra natural em seus modelos elétricos de alto desempenho. Com propriedades semelhantes às da fibra de carbono, o material pode ser produzido com cerca de 40% menos emissões de CO₂e. O desenvolvimento é resultado da experiência acumulada pela marca no automobilismo desde 2019.
BMW M eDrive com quatro motores elétricos
Os carros terão como base o sistema BMW M eDrive, desenvolvido a partir da tecnologia BMW Gen6. Nele, cada roda é acionada por um motor elétrico — dois em cada eixo —, totalizando quatro unidades independentes. O sistema opera em conjunto com um software específico da BMW M e com o módulo de controle de dinâmica conhecido como “Heart of Joy”.
Essa configuração permite o controle individual do torque em cada roda, combinando características de tração traseira e tração integral. O eixo dianteiro pode ser desacoplado conforme a situação, priorizando eficiência e autonomia em determinados cenários, como viagens em rodovias. A proposta inclui ainda modos de condução específicos e simulações de troca de marchas.
Segundo a marca, as unidades de acionamento elétrico serão as mais potentes já utilizadas pela BMW M.
“A próxima geração de modelos está preparada para estabelecer um novo padrão no segmento de veículos de alto desempenho”, afirma Franciscus van Meel, diretor-geral da BMW M GmbH. “Com a mais recente geração da tecnologia Neue Klasse, estamos elevando a experiência de dirigir um BMW M a um novo patamar, com dinâmica de condução excepcional, pronta tanto para as pistas quanto para o uso diário”, completa o executivo.
Ainda não há previsão de quais modelos elétricos serão lançados pela marca, nem detalhes técnicos como autonomia, potência e torque. A BMW, no entanto, reforça que a nova linha manterá o padrão de alto desempenho característico da BMW M.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.