Canal VE

21 de novembro de 2024

Audi Q8 e-tron chega ao Brasil com novo padrão global da marca

Audi Q8 e-tron Sportback na cor chumbo é visto estacionado em rua

Audi Q8 e-tron Sportback é lançado no Brasil. Foto: Divulgação/Audi.

A Audi do Brasil acaba de lançar o Audi Q8 e-tron, utilitário 100% elétrico da marca no país, nas carrocerias SUV, a partir de R$ 669.990, e Sportback, a partir de 699.990. Além disso, é possível assinar os veículos por meio do programa Audi Signature, a partir de R$ 15.050 no plano de 36 meses.

Essa é a primeira atualização da linha e-tron no Brasil desde 2019, quando o modelo totalmente elétrico foi lançado pela marca globalmente — o carro chegou ao Brasil em 2020. 

Segundo a fabricante, o novo Audi Q8 e-tron ganhou uma nova bateria com célula química avançada, com capacidade aumentada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento, por sua vez, foi ampliada para 170 kW, permitindo a recarga elétrica de 10% a 80% em apenas 31 minutos. A autonomia do SUV é de 332 km, enquanto a do Sportback é de 342 km, de acordo com o PBEV, do Inmetro. 

O modelo é equipado com dois propulsores elétricos, que, combinados, entregam 408 cv de potência e 664 Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos, e a velocidade máxima é de 200 km/h (limitada eletronicamente).

Foto mostra visão traseira do Audi Q8 e-tron SUV
Audi Q8 e-tron SUV tem carroceria mais alta. Foto: Divulgação/Audi.

Mudanças visuais

Uma das principais novidades no design do novo modelo é a introdução, no Brasil, da nova linguagem visual da marca, mais elegante e minimalista, que conta com logotipo bidimensional e a identificação do modelo e versão situada de maneira discreta na coluna central com tonalidade preto brilhante.

Os modelos também introduzem no país o novo padrão global de nomenclatura da linha e-tron: a partir de agora, os próximos lançamentos das linhas A e Q com número final par receberão a motorização elétrica, enquanto os modelos com dígito final ímpar seguirão com a motorização a combustão ou híbrida.

Imagem mostra o detalhe do logotipo na parte frontal do carro
Logotipo bidimensional faz parte da nova linguagem visual da marca. Foto: Divulgação/Audi.

Internamente, a cabine recebeu isolamento acústico aprimorado e materiais nobres. Os revestimentos dos bancos em ambas as versões é de couro e tecido Dinamica, com o volante e apoio de braço das portas em couro. Na versão Performance Black as costuras são cinza rocha com detalhes do painel em cinza vulcão. Já na versão Launch Edition, ainda mais luxuosa, as costuras são vermelhas, assim como as bordas dos cintos (padrão Audi Sport) e detalhes em fibra de carbono no painel.

As dimensões externas do modelo Audi Q8 Sportback e-tron são 4.915 mm (comprimento), 2.189 mm (largura), 1.619 mm (altura) e 2.928 mm (entreeixos). A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos. 

Já na versão SUV, a altura é um pouco maior, de 1.633 mm. Nessa carroceria, a capacidade do porta-malas sobe para 569 litros e o peso total é de 2.720 quilos. As duas carrocerias possuem o porta-malas dianteiro de 60 litros.

Visão lateral do Audi Q8 e-tron SUV
Versão SUV do Audi Q8 e-tron tem preço sugerido de R$ 669.990. Foto: Divulgação/Audi.

Pacote completo

O novo Audi Q8 e-tron tem, entre os equipamentos de segurança, controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis Matrix LED com setas dinâmicas; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes. 

A lista de itens de entretenimento e comodidade incluem ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto solar panorâmico, volante de três raios multifuncional com regulagem elétrica.

Ler o Anterior

Shopping de Florianópolis investe em recarga para carros elétricos

Ler o Próximo

USP terá estação experimental de hidrogênio renovável com etanol

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular