Canal VE

14 de junho de 2024

Shopping de Florianópolis investe em recarga para carros elétricos

Estação de recarga para veículos elétricos no Beiramar Shopping

Com nova estação de recarga, o Beiramar Shopping passa a oferecer 17 pontos de recarga para seus clientes. Foto: Divulgação

O Beiramar Shopping inaugurou um ponto de recarga rápida para clientes. Com essa instalação, o shopping se transforma no maior hub de recargas da região Sul do Brasil, com 17 pontos. O equipamento é uma solução da Intelbras em parceria com a WeCharge. Todos os carregadores funcionam de maneira gratuita.

A instalação dessa nova estrutura vai de encontro com a demanda de carregamentos dentro do centro de compras. Segundo o gerente de operações do Beiramar Shopping, Fritz Gerhard Göhring, já são realizadas 1 mil recargas por mês, o que representa um aumento de 51,5% de abastecimento nos últimos 12 meses

O novo modelo disponível no shopping é o Intelbras EVE 0300F-Fleet, de corrente contínua, alcança até 30 kW de potência, e conta com um conector do tipo CCS2. E com o gerenciamento feito pela WeCharge, o cliente que estiver recarregando em qualquer carregador dentro do hub, pode acompanhar o estágio da sua recarga passeando e realizando compras no shopping.

Pessoas durante o lançamento de nova estação de recarga em SC
Nos últimos 12 meses, o shopping registrou um aumento no uso dos carregadores de 51,5%. Foto: Divulgação

Desafios na ampliação da oferta de recarga

Um ponto que ainda deixa muitos potenciais usuários de carros elétricos com um pé atrás é o medo de não encontrar nenhuma estação de recarga em locais próximos aos que utilizam regularmente.

E esse é um debate importante para o país. Mas o Brasil ainda precisa entender qual a melhor forma de aumentar a oferta de recargas no país.

É importante reforçar que cada país tem uma peculiaridade. Na China, por exemplo, a recarga residencial é muito pequena, diferentemente dos EUA. Além de fortes políticas públicas de incentivos”, explica Jairo Alves Ferreira e Silva, analista de produtos e negócios da Intelbras.

“Aqui no Brasil, o consumidor, sendo o principal interessado, está com uma necessidade enorme de recargas mais rápidas em locais distintos, pois a comparação com a tradicional bomba de gasolina, que por sinal se encontra em qualquer canto, é natural. Precisamos expandir essa rede e mitigar o medo básico de não ter onde ‘abastecer’”, completa Jairo.

Para Matheus Dressler Maia, gerente da WeCharge, a união de esforços das empresas para gerar o maior número de estações de recarga contribui para o desenvolvimento da eletromobilidade no Brasil.

“O hub de eletropostos no Shopping Beiramar mostra que é possível unir forças com diversos players diferentes para proporcionar uma boa experiência de recarga para os motoristas”, afirma Maia.  

Investimento de longa data

Não é de hoje que o Beiramar Shopping investe em infraestrutura para veículos elétricos e híbridos plug-in. 

Em 2019, o centro comercial instalou seus dois primeiros carregadores, em parceria com a Porsche. No ano seguinte, em 2020, ampliou seu número de estações, passando a ter um hub com 10 pontos de recarga gratuita

Dois anos depois, em julho de 2022, o Beiramar Shopping passou a contar com 16 equipamentos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in.

Ler o Anterior

Renault anuncia desconto, e Kwid elétrico agora custa R$ 139,9 mil

Ler o Próximo

Audi Q8 e-tron chega ao Brasil com novo padrão global da marca

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular