Audi Activesphere é o novo carro-conceito da montadora alemã. Foto: Divulgação/Audi.
Imagine um carro que pode ser esportivo e uma picape ao mesmo tempo. Diferente, não é mesmo? Pois essa é a ideia por trás do Audi Activesphere, cujo conceito foi apresentado ao mundo na última semana de janeiro de 2023.
À primeira vista, a nova máquina parece um crossover coupé esportivo elétrico de 325 kW de potência e 720 Nm de torque. Mas, ao toque de um botão, a parte traseira se abre na forma de uma picape, com um projeto de carroceria extremamente versátil, incluindo suportes de bicicleta integrados.
Com seus 4,98 metros de comprimento, amplo vão livre e rodas de 22 polegadas, o modelo oferece o melhor dos dois mundos, com um sistema de tração e suspensão que o torna igualmente eficiente para os trechos urbanos, rodoviários e off-road. Para completar, o carro tem tecnologia de condução autônoma, ou seja, sem o auxílio de um motorista.
O Audi Activesphere é o quarto modelo da linha Sphere e representa o ponto mais alto da série de conceitos lançada pela marca das quatro argolas, que já contou com o Audi Skysphere roadster (2021), Grandsphere sedan (2022) e Urbansphere space (2022).
Recarga rápida
O veículo conceito foi concebido e projetado pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA). “O Activesphere é único. Ela é um novo tipo de crossover que entrega de forma inteligente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e a verdadeira capacidade off-road”, afirma o gerente do estúdio, Gael Buzyn.
Com tração elétrica, zero emissões de poluentes, autonomia superior a 600 km e tempo de carga extremamente rápido graças à tecnologia de 800 volts, que carrega a bateria de 100 kWh de 5% a 80% em 25 minutos, o Activesphere combina sustentabilidade e dinamismo em um modelo que permite viajar por longas distâncias.
A má notícia para os amantes de carros elétricos é que, como já escrevemos, este é estritamente um carro-conceito, assim como os outros modelos da linha sphere. Embora esses conceitos possam ser o início de uma nova era de veículos elétricos do futuro, não há qualquer previsão de que modelos assim possam ser fabricados pelo menos até 2026, segundo a montadora.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.