Airspeeder Mk4, da Alauda Aeronautics, é um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Foto: Divulgação.
As corridas de carros nunca mais serão as mesmas. A empresa australiana Alauda Aeronautics apresentou, em 21 de fevereiro de 2023, a mais recente etapa de desenvolvimento de seu carro voador elétrico para a série de corridas EXA. O Airspeeder Mk4 é a versão que competirá em corridas tripuladas pela primeira vez em 2024.
O novo Airspeeder Mk4 é considerado o eVTOL (Veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima de 362 km/h. Com um peso de decolagem de 950 kg, a máquina é alimentada por um turbogerador de hidrogênio de 1.000 kW.
A aeronave é uma evolução do Airspeeder Mk3 pilotado por meio de controle remoto, que foi usado para realizar mais de 350 voos de teste e duas corridas de demonstração no sul da Austrália, em 2022.
A Alauda Aeronautics agora está buscando parceiros fabricantes e equipes de automobilismo para se envolver na categoria, com inscrições abertas para o início planejado em 2024.
Tecnologia espacial
A máquina é um eVTOL de corrida sob medida para um piloto, então o foco tem sido oferecer manuseio ágil em altas velocidades e baixas altitudes. A empresa afirma que possui tecnologias inspiradas na indústria espacial.
O Airspeeder Mk4 é alimentado por um turbogerador de hidrogênio Thunderstrike de 1.000 kW. Isso é usado para gerar energia para carregar as baterias, que por sua vez alimenta os motores. A Alauda Aeronautics afirma que a máquina terá um alcance projetado de cerca de 300 quilômetros e produzirá emissões “quase zero”.
A unidade Thunderstike possui um combustor impresso em 3D projetado para manter a temperatura da chama do hidrogênio baixa, o que, segundo a empresa, reduz bastante as emissões de óxido nitroso.
Outro pedaço de tecnologia espacial é o sistema de impulso gimballed projetado por inteligência artificial. No lugar dos rotores de inclinação usados para direcionar muitos eVTOL, o Airspeeder Mk4 usa IA para ajustar quatro pares de rotores montados em gimbals impressos em 3D. A Alauda diz que isso ajuda a garantir a velocidade em linha reta, além de auxiliar no manuseio.
À espera de investidores
Na apresentação do projeto, o chefe da empresa, Matt Pearson disse que aguarda as empresas interessadas em participar da categoria. “Agora é a hora das marcas automotivas, fabricantes e equipes de automobilismo mais progressivas, inovadoras e ambiciosas do mundo fazerem parte de um novo automobilismo verdadeiramente revolucionário”, afirmou.
A Alauda planeja iniciar os testes de voo do Airspeeder Mk4 no primeiro trimestre deste ano.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.