Híbrido, Toyota Corolla Cross é o carro eletrificado mais emplacado do Brasil no mês de agosto. Foto: Divulgação/Toyota
O Brasil emplacou em 2022 nada menos que 114 modelos de carros leves eletrificados (100% elétricos a bateria ou híbridos) diferentes, de 39 fabricantes.
O levantamento é da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em parceria com Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
A ampliação da oferta já aproxima o mercado brasileiro do europeu, por exemplo, que oferece entre 150 e 200 modelos de veículos elétricos e híbridos plug-in.
Para a ABVE, a variedade de opções em solo brasileiro, mesmo que nem todos estejam disponíveis para comercialização imediata, pode ser medida pela evolução do mercado nos últimos seis meses. Isso porque em maio, segundo os dados da ABVE Data, havia 70 modelos de veículos leves eletrificados no mercado nacional.
“Hoje, o mercado brasileiro de eletromobilidade está muito mais diversificado, em condições de atender a um número cada vez maior de compradores, e essa tendência vai se ampliar nos próximos meses”, disse o presidente da ABVE, Adalberto Maluf.
“Nós sempre dissemos que o mercado de eletrificados teria, no Brasil, um comportamento semelhante ao dos smartphones: primeiro, viriam os modelos de alto padrão; logo em seguida, haveria opções para todos os perfis de renda. É o que está acontecendo. Apesar de todas as distorções tributárias, o mercado de veículos elétricos e híbridos cresce e se expande no Brasil”, afirmou.
O carro leve eletrificado mais vendido no Brasil em 2022 é o Toyota Corolla Cross, híbrido, com 10.674 unidades emplacadas de janeiro a outubro. A tabela com todos os 114 modelos eletrificados disponíveis no mercado brasileiro está abaixo.
Eletromobilidade em alta
Para o presidente da ABVE, três fatores favoreceram para a valorização da eletromobilidade no Brasil e no mundo neste ano: disparada dos preços dos combustíveis fósseis, economia a longo prazo e consciência ambiental.
“No Brasil, há a questão do preço da gasolina, que subiu expressivamente no ano passado e início de 2022. As pessoas sabem que a recente queda nos preços nesse segundo semestre é artificial e insustentável, além de sujeita a variáveis imprevisíveis, como greves de caminhoneiros”, afirma Maluf.
Além disso, a economia gerada por um carro eletrificado é muito maior. “As pessoas fazem as contas e percebem que, mesmo com um preço da gasolina rebaixado artificialmente, o custo do km rodado num carro elétrico pode ser quatro a seis vezes menor do que o de um equivalente a combustível fóssil. E o custo de manutenção pode ser de 60% a 80% inferior”, avalia o presidente da ABVE.
“Por fim, há a consciência ambiental do consumidor. O comprador está cada vez mais preocupado com sua própria qualidade de vida e de sua família. Por isso, prefere dirigir um carro moderno, silencioso, com alto padrão tecnológico e não poluente”, conclui.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.