Canal VE

13 de abril de 2024

Volvo apresenta EX90, SUV com tecnologia de última geração

Volvo EX90 é um utilitário esportivo com sete lugares

Volvo EX90 foi apresentado oficialmente ao mundo em Estocolmo, na Suécia. Foto: Divulgação/Volvo.

Depois de muito mistério, a Volvo apresentou o EX90, novo SUV totalmente elétrico da marca. O lançamento, realizado nesta quarta-feira, 9 de novembro de 2022, em Estocolmo, na Suécia, contou com show musical, público presencial e transmissão online do evento para o mundo todo.

De acordo com a companhia, o veículo representa um marco para a estratégia de descarbonização: começando pelo EX90, a empresa promete revelar um novo carro totalmente elétrico por ano. E até 2030, a Volvo pretende vender apenas veículos elétricos, um compromisso ambicioso para ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.

O novo modelo chama a atenção pelo desempenho. De acordo com o anúncio oficial, o EX90 tem sete lugares e conta com tração nas quatro rodas e motor duplo, é alimentado por uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos de ímã permanente, entregando um desempenho de 380 kW (517 cv) e 910 Nm (92,8 kgfm) de torque.

Visão frontal do Volvo EX90 mostra luzes de led nos faróis e a marca da Volvo na grade central
Visual inovador do Volvo EX90 chama a atenção. Foto: Divulgação/Volvo.

O carro é capaz de fornecer até 600 quilômetros de autonomia com uma única carga, segundo o ciclo de teste WLTP. A recarga de 10% a 80% pode ser feita em menos de 30 minutos.

O SUV é composto por aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, bem como 48 kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural, o que corresponde a cerca de 15% do plástico total usado no carro — o mais alto nível de uso de plásticos reciclados que qualquer carro Volvo anterior.

Além disso, é o primeiro carro da marca com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional, ou seja, o proprietário pode usar a bateria do veículo como suprimento de energia extra para alimentar a casa, por exemplo.

Volvo EX90 está conectado a equipamento de recarga instalado em parede de casa bege
Volvo EX90 tem sistema que permite carregamento bidirecional. Foto: Divulgação/Volvo.

“O Volvo EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo”, disse Jim Rowan, chefe-executivo da Volvo. “É totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança, o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos. O Volvo EX90 é o início de algo novo para a Volvo Cars em muitos aspectos”, afirmou.

Experiência inovadora

Segundo o comunicado da Volvo, um sistema central de inteligência executa a maioria das funções principais dentro do carro, desde segurança e infoentretenimento até gerenciamento de baterias. O resultado é uma experiência mais responsiva e agradável dentro do carro.

Assim como um computador ou smartphone, o Volvo EX90 foi projetado para obter melhorias com o tempo, graças às atualizações regulares de software.

No quesito segurança, o veículo possui tecnologia de sensoriamento dentro e fora da cabine. Sensores de última geração, como câmeras, radares e Lidar, estão conectados aos computadores principais de alto desempenho do carro, onde a Nvidia Drive executa o software interno da Volvo Cars para criar uma visão em tempo real de 360 graus do mundo.

Interior da cabine mostra painel e tela de infoentretenimento
Conforto da cabine é um dos destaques do Volvo EX90. Foto: Divulgação/Volvo.

Eles são projetados para reagir caso haja a percepção que o motorista está cansado ou que uma criança foi esquecida no carro. Mais ainda, consegue perceber obstáculos na estrada a tempo de informar o motorista, agir se necessário e evitar um acidente.

O Volvo EX90 será produzido nos Estados Unidos em 2023, e depois também na China. A chegada ao Brasil deve acontecer apenas em 2024.

Ler o Anterior

Peugeot lança e-2008, carro elétrico para uso urbano

Ler o Próximo

Brasil tem 114 modelos de carros leves eletrificados no mercado

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular