Nova plataforma de inversores de 800 V da Marelli foi apresentada na Alemanha. Foto: Divulgação
A Marelli, um dos principais fornecedores da indústria automotiva mundial, apresentou, na Alemanha, em julho de 2022, uma nova plataforma de inversores de 800 V com tecnologia de carbeto de silício (SiC). De acordo com a companhia, o equipamento fornece melhorias em tamanho, peso e, principalmente, eficiência.
Em um veículo elétrico, o inversor é responsável por converter a corrente contínua (CC) gerada pelas baterias em corrente alternada (CA), necessária para o funcionamento dos motores elétricos.
Se esta conversão ocorrer de forma mais eficiente no inversor, menos energia será retirada da bateria para liberar a mesma potência no e-motor. Se menos calor residual for gerado durante a conversão mais eficiente, a necessidade de resfriamento também diminui, o que novamente reduz o consumo geral de energia.
Devido ao seu excelente desempenho em alta temperatura e alta tensão, o carbeto de silício é reconhecido como uma tecnologia de referência para a eletrônica de potência, tornando-se adequado para os inversores.
Estrutura otimizada
A nova plataforma do inversor de 800 V da Marelli é dotada de uma estrutura térmica otimizada, graças a soluções inovadoras em nível estrutural e de canais de resfriamento que reduzem drasticamente a resistência térmica entre os próprios componentes SiC e o líquido de resfriamento. Segundo a companhia, este é um aspecto crítico em aplicações de alta potência, na qual a dispersão de calor do módulo de energia é significativa.
A empresa informa ainda que a nova plataforma de inversor pode extrair mais energia da bateria com maior eficiência, garantindo um aumento significativo na autonomia do veículo. Além disso, proporciona tempos de carregamento mais rápidos e melhor aceleração.
“A nova plataforma de inversores baseada em nossa tecnologia de módulo de potência de 800 V permite atender aplicações onde o uso de energia é otimizado, com desempenho maximizado e sensível melhora da eficiência”, disse Razvan Panati, Chefe de Power Electronics Technology da Divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli.
“Com uma gama completa de soluções modulares, somos capazes de oferecer aos nossos clientes mais flexibilidade no projeto dos veículos, no sistema de refrigeração e no armazenamento de energia.”
Segundo a fabricante, ainda não há previsão para a plataforma de inversores de 800 V ser aplicado nos veículos elétricos do mercado brasileiro.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.