
Novos sistemas começam a ser produzidos em série em 2026. Foto: Divulgação/ZF
A ZF, empresa alemã especializada em veículos, está desenvolvendo a nova geração de extensores de alcance elétrico, com previsão de produção em série para 2026. A tecnologia promete ampliar a autonomia dos veículos elétricos ao acionar um gerador a combustão quando a bateria atinge níveis baixos de carga, reduzindo a dependência por infraestrutura de recarga e tornando os modelos mais viáveis para consumidores em regiões com pouca cobertura elétrica.
A proposta da ZF se relaciona diretamente na chamada “ansiedade de autonomia”, uma preocupação comum entre potenciais compradores de carros elétricos, principalmente em locais onde o carregamento ainda não possui grande cobertura disponível.
“Essa solução representa uma alternativa real às baterias maiores ou aos híbridos plug-in”, destaca Otmar Scharrer, VP sênior de P&D da empresa.
Novos equipamentos
A nova linha inclui os modelos Electric Range Extender (eRE) e Electric Range Extender Plus (eRE+), ambos com design altamente integrado e adaptável. Compatíveis com sistemas elétricos de 400V ou 800V, as duas variantes contam com motor elétrico, inversor, software dedicado e engrenagens planetárias.
O eRE+ ainda inclui diferencial e embreagem inteligente, podendo funcionar como acionamento adicional, o que elimina a necessidade de componentes extras por parte dos fabricantes.
A potência também é ajustável, sendo de 70 a 110 kW no eRE e de 70 a 150 kW no eRE+. Além de maior alcance, a operação otimizada desses motores resulta em menor consumo de combustível e redução nas emissões de CO2.
A ZF aposta na abordagem de plataforma para acelerar os ciclos de desenvolvimento e atender à crescente demanda do mercado por soluções elétricas com desempenho mais estável e autonomia estendida.
“O novo interesse e o aumento da demanda por extensores de alcance mostram que o potencial dessa tecnologia está longe de se esgotar, em particular para plataformas modelo que já foram projetadas para sistemas de transmissão elétricos à bateria”, diz Scharrer.
“Por trás de nossas soluções está o conceito de sistema e plataforma. Isso significa que estamos perfeitamente equipados para responder a todos os requisitos dos clientes e do mercado com ciclos de desenvolvimento mais curtos”, completou.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.