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18 de dezembro de 2024

Papa Francisco terá papamóvel 100% elétrico pela primeira vez

Papamóvel

Pela primeira vez o Papamóvel será 100% eletrificado. Foto: Divulgação/Mercedes

O Papa utilizará um papamóvel totalmente elétrico pela primeira vez na história. O modelo escolhido será o Mercedes-Benz G 580, que será um SUV modificado para se adequar aos padrões de um dos veículos mais famosos do mundo. 

O assento do papamóvel é branco, na tradicional cor papal, e conta com um sistema de aquecimento tanto no assento quanto na barra de apoio, que oferece estabilidade ao Papa Francisco ao se equilibrar enquanto estiver no veículo.

Em 2015, o Vaticano tentou implementar a eletrificação no veículo tendo utilizado um papamóvel híbrido, mas que foi trocado por um modelo a combustão nos anos seguintes.

“Com o novo papamóvel, Francisco é o primeiro papa a viajar em um Mercedes-Benz totalmente elétrico ao fazer aparições públicas. Esta é uma honra especial para nossa empresa, e gostaria de agradecer a Sua Santidade por sua confiança”, disse Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e chefe da Mercedes-Benz na entrega. “Com este papamóvel, também estamos enviando um chamado claro para a eletromobilidade e a descarbonização. A Mercedes-Benz não representa apenas o especial e o individual, mas também a criação consistente de condições para uma frota de carros novos com carbono neutro em 2039.”

O pontífice usará o veículo especialmente durante o Jubileu de 2025, que será realizado no final de dezembro, em Roma. Estima-se que cerca de 33 milhões de peregrinos de todas as partes do mundo participem deste evento, que a Igreja Católica promove a cada 25 anos.

 

Mercedes-Benz G Class 580

O Class G 580 é um SUV com potência combinada de 587 cv e 118 kgfm de torque. Com isso, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h.

A potência e o torque são obtidos por meio de uma solução inovadora, com um motor em cada roda: dois no eixo dianteiro e dois no traseiro. A distribuição dessa energia é controlada por uma central eletrônica, que decide quanto de potência será fornecido a cada motor. Em terrenos off-road, existe ainda um recurso que simula uma marcha reduzida.

Cada motor elétrico possui uma transmissão de duas marchas, oferecendo uma relação 2:1, que atua como uma marcha reduzida em condições extremas de off-road. Nos veículos 4×4 a combustão, esse ajuste é feito por engrenagens mecânicas, mas nos modelos elétricos, ele é realizado diretamente nos motores.

As baterias de íon de lítio têm capacidade de 116 kWh, garantindo uma autonomia de até 473 km no ciclo WLTP, segundo a fabricante. O carregamento pode ser feito em estações de até 200 kW, permitindo recarregar de 10% a 80% da bateria em aproximadamente 32 minutos.

 

Frota elétrica

Em 2023, o Vaticano e a Volkswagen firmaram um acordo para a eletrificação da frota de veículos utilizados pelo papa Francisco e demais autoridades da igreja católica em viagens e deslocamentos. A parceria previa a troca gradativa dos modelos para os elétricos ID.3, ID.4 e ID.5.

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